Mito ou verdade? Teste os seus conhecimentos sobre vinhos
É primeiro de abril! Certamente, você já ouviu esta frase após ser enganado em uma piada. Na prática, o costume de brincar com a veracidade dos fatos surgiu na metade do século XVI na França no momento de transição do calendário juliano para o gregoriano no qual as datas comemorativas foram modificadas.
Por sua vez, o Ano Novo deixou de acontecer no período de 25 de março a primeiro de abril a fim de ser celebrado apenas no início de janeiro (01/01). Contudo, a lentidão nos processos de comunicação fez com que a notícia não chegasse para muitas pessoas que continuaram a seguir o antigo hábito. Logo, passaram a ser alvo de piadas dos demais franceses. Atualmente, o Dia da Mentira caiu nas graças das crianças, adolescentes e adultos ocidentais.
Quando o assunto são falsas informações, o universo vinícola é um dos impactados. Afinal, o vinho está presente na sociedade há milênios - o que contribui com o aparecimento de teorias nem sempre verdadeiras. Neste contexto, que tal testar os seus conhecimentos a respeito da bebida? Veja abaixo uma lista de mitos sobre o produto.
As uvas determinam o estilo de vinho
Diante da circunstância em que as cascas das uvas são as responsáveis pela coloração dos vinhos, uma parcela de amantes da bebida acredita que as frutas determinam o título a ser produzido. Ou seja, as claras resultam nos brancos enquanto que as vermelhas formam os tintos. Entretanto, é possível retirar as cascas dos frutos durante a vinificação antes que elas entrem em contato com o líquido. Então, independente do produto a escolha do fruto cabe totalmente ao produtor sendo que a atividade de mesclar as uvas está cada vez mais conquistando espaço nas vinícolas.
A Itália dedica-se apenas aos tintos
Entre os famosos tintos ao redor do mundo, encontram-se os italianos Chianti, Barolo e Brunello di Montalcino. Além desta questão, a Itália é caracterizada por produzir duas vezes mais este tipo de bebida do que os brancos. Mas, o “país da bota” apresenta todas as características necessárias para ambas as produções. A região de Campania é conhecida pelo desenvolvimento de excelentes brancos como o Fiano di Avellino e Greco di Tufo. Já as capitais do vinho tinto Piemonte e Toscana elaboram os seguintes brancos finos: Gavi, Arneis e Vernaccia di San Gimignano.
Vinho doce tem açúcar
Apesar de parecer natural a associação dos vinhos doces com a etapa de adição do açúcar, nenhum destes produtos sofrem este procedimento. Na verdade, a sensação adocicada da bebida provém das próprias uvas porque nem todas as moléculas de açúcar das frutas são transformadas em álcool durante a fermentação.
Vinhos italianos harmonizam somente com a gastronomia típica
É inegável a explosão de sabores que se constrói no paladar ao degustar um bom vinho italiano acompanhado de um prato típico do país como as massas. Porém, a funcionalidade das bebidas ultrapassa os limites da “região da bota” desde que a harmonização cumpra a norma de que o produto deve valorizar o alimento. Portanto, os complexos tintos se adéquam perfeitamente a ingredientes igualmente de peso. Por sua vez, a delicadeza dos brancos são ótimas combinações com alternativas leves de entradas, peixes e carnes brancas.
Rolhas de cortiça desbancam as de screw cap
Enquanto os vinhos da Austrália são fechados com screw cap desde a década de 70 e os da Nova Zelândia passaram a ser 80% lacrados com este material de alumínio, ainda existe um preconceito com este recurso nas demais culturas. Contudo, a rolha screw cap mantém uma distância maior entre o ar e a bebida do que as tradicionais - o que otimiza a preservação dos aromas e sabores do produto. Outra vantagem deste recurso é ser extremamente acessível economicamente.
Para mais informações sobre o universo vinícola, acesse: www.ivini.com.br.
Comentários
oyvcnhhfgs
19 março 2021
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?
Roberto
03 abril 2019
Bom dia, estive na Toscana em 2017 , conheci a Fattoria SAN Donato, produtor de Chianti Colli Senesi e fantástico Vernaccia de San Gemignano, gostaria muito de trazer os vinhos deles aqui para Brasil, mantenho sempre contato com eles mas não consegui nenhuma importadora para trazer se vcs se interessar em trazer por favor me avise , abraço!
oyvcnhhfgs
19 março 2021
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?
Roberto
03 abril 2019
Bom dia, estive na Toscana em 2017 , conheci a Fattoria SAN Donato, produtor de Chianti Colli Senesi e fantástico Vernaccia de San Gemignano, gostaria muito de trazer os vinhos deles aqui para Brasil, mantenho sempre contato com eles mas não consegui nenhuma importadora para trazer se vcs se interessar em trazer por favor me avise , abraço!
Comentários
2 Comentários