Vinho e pizza: uma autêntica combinação italiana
Ok, esse post tem um toque de auto-indulgência. Além de adorar vinhos, sou fanático por pizzas. Então, pensei: por que não juntar o útil ao agradável e, de quebra, já planejar o menu para o final de semana? Em minha defesa: acredito que eu esteja na companhia de algumas milhares de pessoas. Milhões, para ser sincero. Pizzas e vinhos nunca estiveram tão em alta.
Bom, logo de cara dá para dizer que essa é uma combinação relativamente simples. Há muitos vinhos que combinam com muitas pizzas, dependendo dos ingredientes em questão. A lógica segue aquela de sempre: pratos mais gordurosos e/ou ricos em proteínas caem bem com vinhos ricos em tanino. Opções mais leves podem ser acompanhadas por uma variedade maior de vinhos tintos e até mesmo brancos (mais sobre isso em seguida).
No entanto, a ideia é sempre darmos um passo além, transformando a ocasião gastronômica em uma experiência, não é mesmo? Por isso, o desafio deste post residiu em conjugar sabores de pizzas verdadeiramente italianos com vinhos igualmente oriundos da Velha Bota.
3 harmonizações de vinhos e pizzas clássicas italianas
- Margherita + Barbera d’Alba: a mais tradicional das pizzas italianas, também conhecida como "Napolitana", não leva nada além de molho de tomate, pedaços de mussarela fresca e manjericão e deve ter o tamanho do seu prato. Justamente por ser símbolo de simplicidade, a Margherita harmoniza perfeitamente com o Barbera d’Alba, que é marcado pelo frescor de suas notas, assim como pela acidez final, que casa perfeitamente com o molho vermelho.
- Funghi + Barolo: essa é uma pizza tradicional na Itália, que leva uma grande variedade de cogumelos. Essa riqueza de sabores conjugada com a gordura da mussarela e um pouco de tomilho fazem desta a minha opção favorita (mas, é claro que você tem que gostar de cogumelos). Geralmente, os cogumelos e as ervas são posicionados em cima de uma base cremosa de queijo; por isso, a combinação com uma versão envelhecida de Nebbiolo, como um Barolo tradicional, funciona bem para destacar características de sabor semelhantes, todas com acidez perfeita para cortar a cremosidade do queijo.
- Prosciutto e Rúcula + Scavigna Bianco: esta pizza combina duas especiarias muito queridas na Itália: presunto e rúcula, ingredientes que a torna leve e saborosíssima ao mesmo tempo. Na prática, as carnes curadas e as saladas verdes são ótimas para uma harmonização marcante e fresca ao mesmo tempo. É por isso que o Scavigna Bianco é indicado. É o equilíbrio perfeito entre sofisticação e simplicidade à mesa.
Comentários
12 Comentários