Um pouco mais sobre o Prosecco: história, harmonização e bicicletas!
Agora que você já sabe como e quando servir o Prosecco, vale a pena aprofundar-se um pouco na história e tipos de harmonização possíveis deste irresistível espumante italiano.
Há registros de produção de bebidas fermentadas a partir de uvas Glera que datam do Império Romano. Cultivadas na região de Trieste, as uvas davam origem a uma espécie de vinho chamado “Puccino”. Era o embrião do Prosecco.
No entanto, é só a partir do século XVI que o cultivo de uvas Glera se expandiu por todas as colinas do Vêneto e Friuli. A produção então se espalhou para as áreas vizinhas e é, então, que o Prosecco, como o conhecemos hoje, foi produzido pela primeira vez no início do século XX, graças à introdução de novas tecnologias de fermentação secundária.
Sim, se não fosse pelo homem e seus conhecimentos técnicos, a produção do DOC Prosecco nunca teria começado: foi a Escola de Enologia de Conegliano Veneto que finalmente aperfeiçoou o método de produção, aprimorando as qualidades excepcionais do Prosecco.
A região conhecida como Conegliano-Valdobbiadene é um conjunto lindo de colinas verdes cobertas de vinhas. Chove muito por lá e, como resultado, as melhores vinhas são geralmente encontradas nas encostas viradas a sul (com boa drenagem e ventos suaves que secam as uvas após o “banho” diário). O Prosecco é produzido nesta área há cerca de 300 anos! Curiosidade: se você estiver interessado em visitar, um dos destaques da região é uma corrida de ciclismo divertida e desafiadora, chamada Gran Fondo Prosecco, que atravessa as colinas. Qualquer um pode participar e pode celebrar a sua vitória com o vinho da região.
Prosecco: harmonização simples e marcante
Na hora de combinar uma taça de Prosecco com as refeições, você vai se surpreender com a versatilidade desse espumante, já que ele combina bem com uma ampla variedade de gêneros e pratos. É um desses vinhos que podem ser servidos como aperitivo (antes da comida), mas também funciona bem ao lado do prato principal.
A ideia principal por trás da harmonização do Prosecco é usá-lo como um limpador de paladar junto com alimentos de média intensidade (frango, tofu, camarão ou carnes de porco). Por causa de seus aromas e bolhas adocicadas, o Prosecco combina bem com curry picante e com a cozinha asiática.
Comentários
anita
08 junho 2017
Uau! Que combinação linda. Amei!
anita
08 junho 2017
Uau! Que combinação linda. Amei!
Comentários
1 Comentário