Cozinhar com vinho branco é mais fácil do que parece
O senso comum diz que os chamados “vinhos de cozinha” são baratos e de baixa qualidade. Pois esse raciocínio é, no mínimo, impreciso. Enquanto alguns dos melhores vinhos brancos indicados para cozinhar diversas receitas tendem a ter preços realmente acessíveis, eles podem ser reconhecidos e deliciosos. E o melhor: a maioria das receitas levam bem menos do que uma garrafa, o que convida você a servir duas ou mais taças.
A ideia por trás da utilização do vinho em um prato específico é adicionar um toque doce à receita. Durante o preparo, o álcool do vinho evapora. O que fica é o sabor da bebida (frutado, fresco, doce) no prato. Na medida certa, essa incorporação do sabor do vinho pela comida vai enriquecer substancialmente a harmonização à mesa.
Como regra geral, os vinhos brancos secos para cozinhar devem ser combinados com pratos mais leves, como frango, sopa, mariscos e legumes. Não por outro motivo, o vinho adequado para preparar determinada receita é o mesmo que você utilizaria na harmonização do prato. Vinhos brancos secos são usados para tudo, desde molhos cremosos a sopas e carnes.
Vinhos brancos doces
As opções suaves ou doces dos vinhos brancos também são ótimas opções para serem utilizadas em receitas diversas, especialmente de sobremesas. Molhos doces para tortas de frutas ficam inesquecíveis quando enriquecidos com vinhos brancos suaves, por exemplo. Peixes, lagosta e camarão também são ótimas dicas.
Como esses vinhos são sensíveis ao tempo, uma boa ideia é planejar consumir a garrafa toda uma vez aberta.
3 dicas essenciais para cozinhar com vinho branco
- No caso de molhos cremosos, cozinhar o vinho separadamente até reduzir o volume pela metade. Depois, adicionar o creme. Isso evita contaminar o doce com o álcool do vinho.
- Em receitas com carne, você pode adicionar algumas colheres de sopa de vinho para ajudar a amaciar e caramelizar o prato.
- Quanto mais tempo você cozinhar o vinho, menos álcool terá no prato. Pode levar até duas horas e meia, em ebulição moderada, para remover completamente o álcool do vinho.
Comentários
4053 Comentários