Merlot: 5 curiosidades sobre uma das uvas mais populares do mundo
Geralmente, os apreciadores de vinhos tendem a ser conservadores. Isto é: valorizam vinhos com grande bagagem histórica e cultural e costumam preterir algumas variedades de uvas que, por um motivo ou por outro, foram classificadas como “menores” em outros tempos. É o caso de Merlot.
Isso é um equívoco, vou logo dizendo.
Explico.
Ainda que este seja um dos vinhos mais populares do mundo, Merlot parece sempre estar à sombra de Cabernet Sauvignon. Por quê? Porque ao longo das últimas décadas, alguns Merlot comerciais realmente baratos acabaram rendendo má reputação a esta deliciosa variedade, popular na França e também na Itália, onde costuma ser utilizada na produção de vinhos respeitabilíssimos como Foho Chianti e L’Attesa.
Por isso, é hora de atestar: Merlot é uma uva de altíssimo nível e as cinco curiosidades a seguir servem para comprovar isso. Veja só:
1. Merlot é a variedade mais cultivada na França: esqueça as aclamadas uvas Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, atualmente, Merlot é a principal uva do maior produtor mundial de vinhos.
2. Procedência nobre: Merlot descende das variedades Cabernet Franc e Magdeleine Noire des Charentes, ambas muito respeitadas.
3. Mais difícil de cultivar do que Cabernet: Merlot é uma uva de pele fina que é muito sensível ao ambiente. Porém, as uvas Merlot têm uma vantagem sobre as Cabernet Sauvignon: amadurecem com até 2 semanas de antecedência. Em uma colheita chuvosa, isso pode fazer muita diferença.
4. A Toscana ama Merlot: ela é a quinta uva mais cultivada na Itália. Merlot é muito popular nos vinhos IGT da Toscana, comumente designados “Supertoscanos”.
5. Mais de R$ 5.000 por uma garrafa: acredite se quiser, uma garrafa do famoso Chateau Petrus, de Bordeux (França), produzido exclusivamente com uvas Merlot, chega a custar R$ 5.000.
Comentários
Marieta
29 agosto 2017
vi este post em um grupo no Facebook e amei. Muito útil!
Marieta
29 agosto 2017
vi este post em um grupo no Facebook e amei. Muito útil!
Comentários
1 Comentário