Da taça para a panela: a arte da harmonização de vinhos na cozinha
Quando se trata de vinhos, o céu é o limite do repertório de utilidades da bebida. Ao ser introduzido na cozinha, o produto torna-se aquele “toque especial” em pratos tradicionais ou inovadores ao acrescentar sabores e aromas peculiares nas seguintes atividades gastronômicas: marinada (pré-preparo do alimento no qual os ingredientes permanecem submersos em um líquido normalmente ácido), cozimento na panela e na elaboração de molhos de acompanhamento.
Neste contexto, o ideal é priorizar a harmonização de títulos que apresentam características gustativas semelhantes aos elementos que compõem os pratos. No caso, os amantes de vinhos devem ter em mente que os tons de acidez presentes nos brancos se adequam perfeitamente à delicadeza das opções mais leves tais como verduras, legumes, frutos do mar, peixes e proteínas brancas ou vermelhas com ausência de excesso de gordura. Já as complexas estruturas dos tintos realçam o paladar de carnes vermelhas fortes e alternativas alimentícias com uso de conservantes.
Em termos práticos, um detalhe capaz de fazer a diferença no resultado final dos preparativos é a escolha do estilo da panela. Modelos de ferro, cobre e alumínio costumam reagir com as notas ácidas da bebida - o que resulta em um aumento de acidez nos ingredientes. Portanto, uma escolha assertiva são as de inox. Outro fator que também interfere na receita é o tempo, sendo necessário um período de 45 minutos para a evaporação de todo o álcool e para que o sabor da bebida consiga ser incorporado aos alimentos.
Que tal colocar as mãos na massa? Veja abaixo dicas incríveis de pratos com vinhos:
Frango
Ingredientes: 8 sobrecoxas de frango; 1,5 litros de vinho branco; 1 cebola; 1 cenoura; 2 dentes de alho; 1 bouquet garni (ornamento amarrado de ervas); 3 colheres de sopa de óleo; 3 colheres de sopa de farinha de trigo; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Preparo: misture o frango, vinho, cebola, cenoura, alho e as ervas em uma tigela. Em seguida, cubra a mistura com papel plástico e deixe-a na geladeira até o dia seguinte onde será necessário escorrer o líquido formado a fim de dourar os pedaços da proteína no óleo aquecido. Com o frango na panela, refogue a cenoura e a cebola na mesma frigideira e junte-as à carne. Neste momento, polvilhe o preparativo com farinha de trigo e misture bem. Por fim, tempere o conjunto com o sal, pimenta-do-reino, ervas e alho. Em paralelo, adicione a bebida alcóolica até ferver o cozimento. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe os alimentos por em média uma hora. Separe os pedaços de frango, passe o molho por uma peneira e regue a proteína com ele.
Sugestão: Marchese Montefusco - Pinot Grigio
Ravióli
Ingredientes: 1 cebola; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 400 gramas de tomate sem casca em lata; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de manjericão picados; ¼ de colher de chá de pimenta malagueta triturada e ¼ de xícara de vinho tinto.
Preparo: frite a cebola no azeite em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Adicione à mistura o vinho, tomate e pimenta. Deixe o molho cozinhar também em fogo baixo até engrossar e atingir metade do tamanho original. Para que isso aconteça, é necessário lembrar-se de sempre mexer o líquido. Por último, sirva com o ravióli de preferência.
Sugestão: Nero d'Avola IGT Sicilia
Comentários
0 Comentários