Como harmonizar direito: vinho e hambúrguer (sim, é possível!)
Apesar de sua gênese geograficamente limitada, com hábitos de consumo regionais, os vinhos têm coletado milhões de fãs ao redor do mundo ao longo dos séculos, tornando-se efetivamente um produto importantíssimo para o mercado global. Disso ninguém duvida. Mas, sabe que outro produto tem uma trajetória relativamente semelhante a essa? O hambúrguer. Isso pode soar como uma “heresia” para alguns apreciadores mais conservadores de vinho, mas a explicação é simples: algumas décadas atrás, o hambúrguer não passava de uma tradição regional (e juvenil) norte-americana; hoje, é um prato mundial, servido em diversos restaurantes, de redes de fast-food a locais mais sofisticados. Muitos vão dizer que as semelhanças terminam aí: o vinho é um produto sofisticado, enquanto o hambúrguer é uma “comida de rua”, por assim dizer. No entanto, se você pensa assim, não está realmente atento para o quão versáteis são esses dois produtos. É totalmente possível harmonizar um bom vinho com um cheeseburguer clássico artesanal, por exemplo. Como sempre, o sucesso está nos detalhes.
Se você gosta de um sanduíche mais leve, com hambúrguer, tomate, alface e cebola, sutileza talvez seja a palavra mais adequada para descrever o vinho que deve acompanhar a sua refeição. Assim, por que não experimentar uma taça de Lambrusco gelado ou ainda um copo de Sangria. Refrescante e delicioso.
Já se você é adepto do sabor e cremosidade que uma fatia de queijo cheddar adiciona ao hambúrguer, vale a pena experimentar a harmonização com um vinho tinto de ótima qualidade. Dê preferência a vinhos que contenham a uva Sangiovese, ou que sejam de uma região específica como os da Toscana, na Itália. Ainda falando de rótulos italianos, nossa sugestão um saboroso vinho Chianti como o Chianti "Maggiano" DOCG ou o Sangiovese Marchese Montefusco, por exemplo. Estas sugestões valem para qualquer adição de queijo ao seu hambúrguer artesanal.
Para aqueles que buscam sabores ainda mais marcantes quando o assunto é hambúrguer, incrementando as receitas com ovos, bacon ou molhos e maioneses mais fortes, o ideal é buscar uma harmonização que dê conta de suavizar a refeição, ajudando ainda na digestão. Que tal apostar em vinhos compostos por uma das mais subestimadas casta de uvas da Itália, a aglianico? O Savuto é uma ótima opção e ainda traz requinte e ousadia para a sua refeição.
Viu só? Dá para combinar simplicidade com sofisticação. É só conhecer o caminho. E servir a primeira taça.
Comentários
0 Comentários