Portugal: 3 regiões produtoras de vinho que você precisa visitar
Seja pela culinária, cultura e belezas naturais, cada vez mais, Portugal tem se tornado um destino muito buscado por turistas brasileiros. Mas o país também é um ótimo destino para amantes de vinho. Inclusive, o país lusitano é marcado pelas suas espécies de uvas que só podem ser encontradas lá. O que faz com que os vinhos portugueses possuam sabor e aromas únicos. Por isso, selecionamos as 3 regiões produtoras de vinho que você precisa visitar em sua próxima viagem à Portugal. Vamos lá?
Douro
É uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo, sendo considerada patrimônio Unesco. Com clima bastante intenso: o inverno é rigoroso, e o verão, excessivamente quente, a região é conhecida pela paisagem de terraços ao longo do vale do rio Douro, uma forma milenar e bastante eficiente de cultivo. O solo do terroir é granítico e rico em xisto, o que leva as videiras a criarem raízes profundas, às vezes com cerca de 30 metros de profundidade em busca de água do rio.
A vinícola Viniloureço está na pequena povoação do Poço do Canto, no coração do Douro Superior. Desde a década de 1980 que a Família Lourenço vem adquirindo diversas propriedades no Douro Superior e nos últimos 10 anos o crescimento da empresa foi imparável, fruto da qualidade e originalidade dos seus vinhos, onde a recuperação de castas antigas do Douro forjaram a imagem das marcas e o reconhecimento de uma vinícola que produz vinhos de altitude em solos de xisto e granito.
Alentejo
Localizada no sul de Portugal, o Alentejo é a maior região produtora de vinhos do país e seu solo é composto de xisto e areia, a altitude é mais baixa e o clima é quente, com invernos amenos e baixa incidência de chuvas.
Em sua maioria, os vinhos alentejanos são tintos encorpados, frescos e frutados. Entre as principais vinhas plantadas na região, estão as portuguesas Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez e Touriga Nacional.
Na região está localizada a vinícola Herdade Paço do Conde que está localizada, em grande parte, entre os vestígios de um antigo castelo Romano junto ao Guadiana e a antiga cidade Romana dos “Vilares”.
Toda a produção é feita no sistema de produção integrada, respeitando as mais exigentes normas de produção ambientais Europeias. A filosofia “amiga do ambiente”, sempre presente na produção, evita aplicações desnecessárias de fitofármacos e adubos.
Minho
No extremo norte de Portugal, a região é responsável pela produção do Vinho Verde, que, em geral, são rótulos com baixa graduação alcoólica, sabor fresco, frutado e corpo levemente frisante.
O solo da região é majoritariamente granítico e o clima é bastante fresco. Além disso, o terroir do local e seus vinhos sofrem influência da proximidade do Oceano Atlântico.
Desde 1963 a vinícola Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez atua especificamente num território singular atravessado pelos rios Lima, Vade e Vez. E investiu nos últimos anos em tecnologia de ponta em várias áreas, buscando um aumento crescente da qualidade e da inovação em todos os seus produtos, mas sempre preservando a riqueza do seu passado e a genuinidade dos seus vinhos.
Conta pra gente se você já conhece alguma dessas regiões!
Comentários
0 Comentários