Dia das mulheres: conheça a força feminina ao longo da história do vinho
Quando se trata de igualdade na sociedade, a luta das mulheres não é nenhuma novidade. Inclusive, na vinicultura. Uma pesquisa conduzida pela Australia’s The Fabulous Ladies’ Wine Society identificou que uma a cada cinco mulheres ao redor do mundo na indústria do vinho recebe um salário menor do que o colega do gênero masculino. Ainda neste contexto, duas a cada três profissionais relataram casos de assédio e preconceito no ambiente de trabalho.
Felizmente, cada vez mais esta situação caminha para uma realidade com modificações efetivas a partir de um número crescente de mulheres dispostas a fazer a diferença no mercado. Mas, é importante ressaltar que esta conquista de espaço está sob as asas de um consagrado time de forças femininas. Quer saber quem são aquelas que abriram as portas para as novas gerações e marcaram a história do vinho? Veja abaixo:
1777 a 1866
Barbe-Nicole Ponsardin nasceu em Reims, na França, em uma nobre família do segmento têxtil que também tinha um envolvimento com a política. Casou-se aos 21 anos com François Clicquot que chegou a falecer seis anos depois, o que a deixou à frente da produção de champanhe na marca Veuve Clicquot. Por sua vez, a francesa guiou a idealização da técnica riddling na qual as bebidas são engarrafadas em um ângulo de 45 ° com a rolha para baixo. A cada dois dias os produtos são agitados e alternados da esquerda para à direita sendo armazenados novamente em um ângulo maior. A metodologia contribui para que os sedimentos do líquido caminhem em direção ao topo da garrafa. Ao todo, o processo dura de oito a dez semanas.
1811 a 1896
Antónia Adelaide Ferreira é de Peso da Régua, em Portugal, e descobriu a veia empreendedora aos 33 anos ao ficar viúva do marido. Ferreirinha, como era popularmente conhecida, casou-se novamente com o administrador José da Silva Torres e dedicaram-se ao cultivo do vinho do porto. Juntos, o casal enfrentou a ausência de incentivos do governo que priorizava o investimento em construções de estradas e na aquisição de vinhos espanhóis. Outro feito da empresária foi o deslocamento até a Inglaterra para entrar em contato com as tendências em vinificação a fim de salvar as plantações que estavam infestadas com a peste filoxera.
1890 a 1965
Emily Law de Lauriston Boubers casou-se com o neto de um dos sócios da produtora francesa de vinhos espumantes Bollinger que faleceu em 1941. Por consequência, “Lily” assumiu a empresa em plena Segunda Guerra Mundial no período em que a França foi ocupada pelos nazistas. Contudo, a adversidade não foi um impedimento para que ela viajasse ao redor do mundo para promover a marca e expandisse a produção de bebidas por meio da compra de vinhas.
1951
A engenheira agrônoma e pós-graduada em viticultura na França Maria Luz Marin é a primeira mulher a exercer a função de enóloga no Chile onde quebrou um paradigma climático da vinificação ao construir a produtora Viña Casa Marin em San Antonio. O local é caracterizado pelas neblinas matinais, ventos fortes e baixas temperaturas na época do amadurecimento das uvas - o que não é comum no meio. Mas, aos poucos mostrou aos especialistas que vale a pena apostar em um clima frio.
1953
Donatella Cinelli pertence a uma família de produtores de Brunello di Montalcino na Toscana e estimulou o crescimento do turismo de vinho na Itália ao criar o movimento Manifestação Vinícola Aberta. Após trabalhar em um ambiente familiar por 14 anos decidiu empreender ao abrir a vinícola Casato Prime Donne na qual trabalham somente mulheres na elaboração de Brunellos. Os produtos do negócio encontram-se entre as premiações de melhores vinhos italianos.
1954
Apesar de ser formada em Filosofia e Matemática, a inglesa Jancis Robinson está na lista das maiores especialistas em vinho ao redor do mundo sendo a primeira pessoa fora do círculo de vinicultores a receber o título de Master of Wine - teste de qualificação que avalia o conhecimento teórico e prático sobre a bebida. Além de ser autora de valiosas publicações como o Atlas do Vinho, ela participa de degustações internacionais e foi a escolhida como consultora oficial da adega do Palácio de Buckingham.
Que tal comemorar as conquistas do público feminino no dia das mulheres ao lado de uma taça de vinho? Acesse: www.ivini.com.br.
Comentários
0 Comentários