4 dicas para melhorar suas habilidades de degustação de vinhos
Você sabe diferenciar um vinho do outro? Com mais de 1.000 variedades de uvas diferentes em todo o mundo e um número cada vez maior de regiões produtoras de vinho, está ficando cada vez mais difícil essa missão.
Para ajudar a melhorar suas habilidades ao degustar um vinho ou ao conversar com alguém durante um jantar chique, listamos 4 dicas abaixo. Vamos lá
1. Familiarize-se com o processo de vinificação
Ser provador de vinhos significa ter os conhecimentos básicos sobre os vinhos em geral, incluindo a vinificação, que é o processo de elaboração dos vinhos. De fato, isso ajudará claramente a distinguir um bom vinho de um excepcional, pois a qualidade e a presença de defeitos geralmente dependem da vinificação.
Aliás, o grande número de etapas e variáveis de transformação leva a uma consequente gama de vinhos e qualidades diferentes. Fragrâncias e sabores típicos, como levedura e carvalho, vêm da própria vinificação.
Na prática, o processo de vinificação requer pouca intervenção humana. Porém, os produtores são responsáveis por orientá-lo por meio de variadas técnicas que podem ter mais ou menos etapas de acordo com cada estilo de bebida que se deseja obter. Contudo, no mercado existem oito princípios básicos que já listamos no texto "Os caminhos da vinificação".
2. Treine seu paladar e seu nariz
Todos nós temos uma sensibilidade diferente ao comer alimentos: alguns serão muito sensíveis a sabores sutis, enquanto outros não farão diferença entre alguns. Isso funciona igualmente com os vinhos, mas a boa notícia é que a sensibilidade vem junto com a experiência!
Degustar um vinho corretamente significa examinar os aromas, bem como os sabores. Os aromas, em primeiro lugar, contêm muitas informações importantes. Por exemplo, algumas fragrâncias podem revelar a variedade de uva: um Sauvignon Blanc é geralmente reconhecido por causa do cheiro de groselha. Portanto, conhecer alguns aromas típicos é muito útil para identificar um clima, a forma como o vinho foi envelhecido ou a casta, como dito acima.
E você sabia que, mesmo não sendo um especialista, pode construir seu banco de memória concentrando-se cuidadosamente nos aromas que experimenta no dia a dia? Desde o conteúdo de sua prateleira de temperos e geladeira até as flores e a grama do seu quintal…
Existem kits de aroma de vinho para ajudá-lo a estudar, mas você pode fazer seu próprio conjunto de padrões de aroma. Confira Como fazer seu próprio kit de estudo de aroma de vinho no link.
3. Aprenda os costumes de degustação
Degustar um vinho vai além dos simples fatos de cheirar e beber alguns goles. O que poucos consumidores sabem é o fato de que há uma maneira profissional de realizar a degustação. Na prática, este processo tem quatro etapas: análise visual, análise olfativa, análise gustativa e a conclusão. Quer saber mais? Depois dá uma olhada no conteúdo Descobrindo aromas e sabores aqui no nosso blog.
Beber o vinho é, portanto, o último passo de uma degustação e, neste ponto, é muito mais do que simplesmente beber. Quanto menores os goles, mais fácil é identificar os sabores. Na verdade, o vinho precisa de oxigênio para entregar completamente seu sabor. Então, para sentir tudo isso, você precisa fazer o ar entrar na boca e manter o vinho por alguns segundos (até 20 segundos para os vinhos tintos mais complexos!).
4. Compare os vinhos que consome
Como saber se um vinho é bom ou não se não há com o que comparar? A melhor forma de fazer uma prova de vinhos é experimentar pelo menos 3 taças, de forma a destacar melhor uma região vitícola, uma uva ou uma colheita. Desta forma, você ficará surpreso como o solo ou o clima que muda de ano influenciam a qualidade do vinho!
No entanto, seja sincero: quando foi a última vez que você cometeu a extravagância de abrir 3 garrafas de vinho para si mesmo? Provavelmente nunca, não é mesmo? A solução para esse problema é organizar uma degustação de vinhos em sua casa e convidar os amigos. Aqui estão algumas dicas de Como organizar uma degustação de vinhos em sua casa.
Gostou das dicas e conteúdos? Esperamos ter contribuído e lembramos que só a experiência e o tempo vão te tornar cada vez mais expert. Então, vamos tomar um vinho? Cin Cin
Comentários
0 Comentários