Como evitar a ressaca do vinho
Tomou muito vinho e acordou no dia seguinte com dor de cabeça, fadiga, sede, tontura e mal-estar? Sinto lhe dizer mas provavelmente você está de ressaca. E quem já ouviu falar que as ressacas de vinho são as piores? Infelizmente, esse sentimento não é apenas imaginação. Certos fatores realmente os fazem se sentir pior do que, digamos, uma ressaca de cerveja.
Para te ajudar a entender o porquê do vinho, em excesso, causar esses sintomas, além de saber como evitá-los futuramente, nós separamos algumas informações que você precisa conhecer. Vamos nessa?
Por que o vinho causa mais ressaca?
Para a maioria das pessoas, a causa da ressaca, seja qual bebida você estiver bebendo, é simplesmente beber muito, de forma rápida, sem comer e pouca água. A solução simples aqui é estar sempre atento à quantidade de álcool que você consome e intercalar com água, mantendo-se sempre hidratado.
No entanto, quando se trata de vinho, acredita-se que os congêneres sejam responsáveis pelas ressacas extra-intensas. Mas o que isso significa? O vinho tinto e outras bebidas escuras têm maiores concentrações de congêneres, que são subprodutos químicos do processo de fermentação que confere a essas bebidas seu sabor e cheiro.
Não se sabe ao certo porque os congêneres contribuem para ressacas mais graves, mas pesquisas de 2013 sugeriram que isso se dá pelo álcool e seus subprodutos que permanecem no corpo por mais tempo, porque o organismo precisa quebrar os congêneres enquanto também quebra o etanol.
Os sulfitos, que são adicionados ao vinho como conservantes, são outro possível agressor. As pessoas que têm alergia ou sensibilidade aos sulfitos são mais propensas a ter dores de cabeça ao beber vinho. Se você tem asma, pode ter uma chance maior de sensibilidade aos sulfitos.
Como evitar ressaca de vinho
Ninguém merece ter ressaca, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que você deve abandonar o vinho e outras bebidas alcóolicas. Felizmente algumas mudanças nos seus hábitos durante o consumo da sua garrafa de preferência podem ajudar a evitar outra ressaca na próxima vez que você beber. Listamos algumas dicas abaixo:
Troque o tinto pelo vinho branco: O vinho branco quase não contém congêneres, portanto, se você não estiver pronto para terminar com o vinho, troque seu tinto por branco.
Beber menos quantidade: Não é exatamente um choque, mas é menos provável que você fique bêbado ou sinta ressaca se beber menos. Reduza ou experimente o vinho sem álcool como alternativa.
Beba mais devagar: Beber muito rápido leva a uma maior concentração de álcool no sangue. O resultado é intoxicação seguida de ressaca. Beber seu vinho lentamente dará ao seu corpo o tempo necessário para processar e eliminar o álcool. Bônus, você realmente poderá saborear o vinho.
Não deixe de se alimentar: O álcool é absorvido mais rapidamente com o estômago vazio. Para desacelerar as coisas, coma antes de começar a beber e também enquanto bebe vinho. Você não ficará tão bêbado ou de ressaca e evitará a irritação do estômago.
Mantenha-se hidratado: Evitar a desidratação ao beber ajudará bastante na prevenção da intoxicação e da ressaca. Comece a beber água o mais rápido possível e tenha alguma à mão para beber enquanto bebe o vinho.
Prontinho! Agora você já sabe como continuar apreciando seus saborosos vinhos sem ter medo da ressaca. Conta pra gente aqui nos comentários quais hábitos você já faz?
Comentários
0 Comentários