Você conhece a história do Vinho Quente?
No final do mês passado falamos aqui sobre como celebrar as Festas Juninas com vinho sem sair de casa. E não poderíamos deixar de falar sobre um dos clássicos desse período do ano: o Vinho Quente! Apesar de ser muito ligado às festividades juninas e julinas do Brasil, você sabia que a bebida, conhecida como Mulled Wine, em inglês, é consumida em todo o mundo?
Não há uma confirmação sobre a origem exata do vinho quente, mas acredita-se que a receita foi criada, no Século II, pelos romanos que aqueciam o vinho para defender seus corpos contra o inverno frio. Como os romanos conquistaram grande parte da Europa ao longo do século seguinte, seu amor pelo vinho quente se espalhou por todo o império e pelas regiões com as quais comercializavam.
Durante a Idade Média, a populariedade da bebida se manteve e os europeus começaram a misturar o vinho aquecido com especiarias, porque acreditavam que isso promoveria a saúde e evitaria doenças. Eles também usavam ervas e flores como adoçantes naturais para fazer com que os vinhos desagradáveis tivessem um sabor melhor.
No Brasil, a história do vinho quente começa com a chegada dos portugueses e logo foi associada às comemorações católicas que homenageavam o nascimento de João Batista e outros santos (que se tornaram nossas famosas festas Juninas) conquistando os brasileiros com seu sabor inconfundível.
Atualmente, é possível encontrar diversas versões, das mais clássicas (com frutas cítricas e muitas especiarias) às mais modernas (que apresenta abacaxi, limão, maçã, mel, gengibre, pimenta em suas receitas).
Para aquecer seus dias mais frios, separamos uma receita especial de Vinho Quente com Gengibre para você. Confira abaixo:
Vinho Quente com Gengibre
Ingredientes
- 300 gramas de açúcar refinado
- 100 mililitros de Água em temperatura ambiente
- 2 paus de canela
- 2 unidades de cravo-da-índia (ou cravinho)
- 1500 mililitros de vinho tinto fino seco
- 1/2 colher (chá) de limão-taiti em raspas
- 1/2 colher (chá) de laranja-pera em raspas
- 300 gramas de abacaxi descascados, cortados em cubos
- 2 unidades de maçã descascadas, cortadas em cubos
- 750 mililitros de Água em temperatura elevada
Modo de preparo
Em uma panela, acrescente o açúcar, a água e as especiarias. Leve ao fogo baixo até atingir o ponto de caramelo claro. Adicione o vinho ao caramelo aos poucos e com cuidado. Em seguida, coloque o gengibre, as raspas e as maçãs em cubos. Por último, adicione água quente à mistura e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Caso necessário, corrija a quantidade de açúcar e água.
Receita: M.deMulher
Gostou de saber um pouco mais sobre o Vinho Quente? Deixe aqui nos comentários quais tipos de combinações você mais gosta!
Comentários
10 Comentários