Festas Juninas: Celebre com vinho mesmo de casa!
Mesmo com a situação mundial que estamos vindo, devido a pandemia do Covid-19, não tem como passarmos o mês de Junho sem falarmos sobre algo tão especial: As Festas Juninas! Por todo o Brasil, milhares de fãs das celebrações estão saudosos das festas regadas a muita música, roupas caipiras, bandeirinhas, fogueira e, é claro, as comidas e doces típicos.
Para matar a saudade e também comemorar o mês, mesmo que seja de forma mais tímida, resolvemos falar um pouco sobre o surgimento dessa celebração e também trazer algumas dicas de como harmonizar o vinho com comidas típicas das Festas Juninas! Vamos lá?
Origem das festas Juninas
Bom, para começar, é importante a gente esclarecer que, apesar de hoje em dia apresentar elementos típicos brasileiros, a tradição chegou ao país durante a colonização portuguesa. A celebração tem origem rural e nasceu há muitos séculos, na Europa, para celebrar e agradecer a fartura da colheita. Muito popular na Península Ibérica, a data originalmente era conhecida como festa joanina em referência a São João, mas ao longo dos anos o nome alterou-se com base no mês em que acontece e se transformou em Festa Junina comemorando-se os santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Aqui Brasil, o evento alinhou-se a símbolos das zonas rurais e ganhou uma intensa expressão principalmente na região Nordeste.
Como celebrar as Festas Juninas com Vinho
Quem disse que não dá para fazer uma mini-festa junina em casa? Churrasquinho, pastel, pipoca, cachorro quente, pinhão, espiga de milho. Pipoca doce, bolo de milho, curau, pamonha, canjica, pé-de-moleque, paçoca, maçã do amor, cocada e arroz doce. Basta escolher seus preferidos, abrir uma garrafa de vinho e celebrar! Para te ajudar, vamos compartilhar algumas dicas de qual melhor escolha para o seu gosto!
Vinho Tinto
Para quem prefere não sair do básico a melhor opção para acompanhar as delícias juninas são os vinhos tintos. É uma ótima combinação com os dias mais frios da épocal. Nossa sugestão é o Tenute di Stefano - Cabernet Sauvignon.
Vinho Branco
Festa Junina não pode faltar o Vinho quente! Mas já pensou em experimentar a receita com vinho branco? Uma sugestão para os pratos mais doces é um vinho quente feito com vinho branco, ao invés de tinto, repleto de especiarias, como cravo, canela, anis e gengibre.
O quentão também pode ser feito com vinho branco, mais adocicado. Aqui deixamos como dica: Marchese Montefusco - Pinot Grigio IGP Sicilia.
Vinhos Rosé
Para saborear com a clássica pipoca que é salgada, a dica é evitar vinhos com teor alcoólico muito alto, pois o álcool acentua mais o sabor do sal. Nossa sugestão é optar por um vinho rosé, como Scavigna Rosato DOC.
E você, gostou das dicas ou têm outras para compartilhar? Conte para nós!
Comentários
6 Comentários