Redobre as atenções nas garrafas de vinho transparente!
Se alguém te pedisse para descrever uma garrafa de vinho, provavelmente você lembraria de algumas características mais marcantes como: Vidro, buraco no fundo, rolha, cor escura esverdeada, certo? Não tem como negar que a primeira ideia ao falarmos de vinho são garrafas escuras. E isso tem um porquê: proteger a bebida dos raios de sol.
Você deve estar se perguntando "E os vinhos de garrafa transparente?". Sim, eles estão conquistando espaço nas prateleiras e casas de muitos amantes de vinho, principalmente com o crescimento dos vinhos e espumantes rosados, além, é claro, dos vinhos brancos. A preferência por garrafas transparentes nesses casos é clara: mostrar a beleza das tonalidades rosadas, chamando a atenção dos consumidores. Afinal, quem não se sente atraído por um exuberante rosado como o Scavigna Rosato DOC, por exemplo.
Por que tomar mais cuidado com as garrafas transparentes?
Como já falamos no começo do texto, as garrafas escuras têm a função de proteger o líquido dos raios de sol. Isso porque quando o vinho fica exposto à luz por muito tempo (natural ou artificial), ele pode reduzir e consequentemente virar um vinho estragado. O “bouchonée” (cheiro de mofo, pano ou papel molhado), é uma das características principais que você pode identificar a "contaminação" dos raios UV no vinho.
Mas por que isso acontece? O vinho apresenta substâncias em sua composição como a riboflavina (vitamina B2) e os aminoácidos que, ao reagirem com a luz, resultam em componentes sulfurosos como o dimetil dissulfeto (DMDS) e o metano-tiol (CH4S), famosos pelos aromas desagradáveis.
As garrafas de vinho mais escuras chegam a bloquear mais de 90% dos raios UV, enquanto as verdes mais claras protegem o líquido de mais da metade da luz solar. Já as garrafas transparentes ficam bem abaixo no nível de proteção: menos de 10%.
Mas, calma, isso não quer dizer que precisamos abandonar nossos saborosos vinhos brancos e rosados engarrafados em recipientes transparentes. Uma solução para esse possível problema é redobrar a atenção da forma como essas bebidas são armazenadas, tanto na loja, quanto em sua adega ou bar. Pontos importantes a serem observados: não deixar as garrafas expostas à luz ou optar por lâmpadas de LED, que quase não emitem raios UV.
Prontinho, tomando esses cuidados, você está liberado para apreciar suas bebidas preferidas sem se preocupar em ter uma surpresa desagradável.
Gostou? Conta pra gente aqui quais vinhos brancos e rosés você mais gosta. Cin-Cin!
Comentários
16 Comentários