Uma companhia para todas as horas
Começo o texto de hoje com uma pergunta: você pensa em apreciar uma taça de vinho em lugares como Roraima, Piauí e Amazonas? Me adianto na resposta com um provável não e lhe digo o porquê. Segundo um estudo realizado com base na temperatura anual do Brasil coletada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nos anos de 1961 a 2010, estes locais encontram-se entre os estados brasileiros mais quentes.
A verdade é que a bebida costuma ser associada a baixas temperaturas (atire a primeira pedra quem negaria uma noite fria regada a vinho e fondue), mas, esta reflexão é apenas um mito - ouso dizer até que é considerada um pecado, afinal, a garrafa é uma companhia para todas as horas.
Diante deste cenário, a Ivini escolheu uma das principais regiões turísticas conhecida por dias ensolarados e praias paradisíacas para oferecer dicas de harmonização. Não deixe de conferir abaixo as sugestões de combinações da bebida com pratos da Bahia.
Acarajé
O acarajé não é só uma preferência regional e sim de âmbito nacional. Portanto, é o alimento ideal para iniciar esta lista de harmonizações. Este bolinho feito de feijão fradinho e frito no azeite de dendê com acompanhamentos como vatapá, caruru, vinagrete e camarão pede um vinho leve com um toque de acidez capaz de amenizar os efeitos de gordura trazidos pela fritura e o dendê.
Indo de encontro a estes fatores, a primeira bebida que aparece na mente é o branco. Contudo, por conta da presença de um fruto do mar, o rosé consegue agradar melhor o paladar. Neste sentido, o frescor do Marchese Montefusco – Rosato IGT Sicilia torna-se uma boa escolha.
Moqueca de Peixe
De origem indígena a moqueca de peixe é um misto de carne branca com frutos do mar que apresenta temperos únicos da cozinha baiana. Mas, apesar do coentro, pimentão, óleo de coco e dendê proporcionarem uma explosão de sabores no paladar também representam um desafio de harmonização por terem características fortes.
Neste caso, o ideal é ir para o lado dos vinhos brancos e secos a fim de transformar uma competição de sabores em uma experiência gastronômica agradável. Vindo da Calábria no sul da Itália, as notas secas e levemente frutadas do Scavigna Bianco geram a combinação perfeita.
Bobó de Camarão
O bobó de camarão é outro desafio harmônico porque além de ter sabores de personalidade, tem um toque adocicado. Nesta situação, um caminho a seguir é a harmonização por contraste. Ou seja, quando os elementos são opostos e em conjunto formam um excelente casamento.
A acidez do branco Chardonnay em parceria com a característica mineral da bebida se alinha com a cremosidade do prato.
Você sabia?
Março foi um mês especial para a Ivini que abriu uma unidade em Salvador. Ao todo, a loja em um dos municípios da Baia conta com uma média de 60 títulos. Localizado no complexo comercial Mundo Plaza, o ambiente oferece opções italianas de rosés, espumantes, brancos e tintos. Que tal nos fazer uma visita a fim de testar as dicas acima? Para mais informações, acesse: www.ivini.com.br.
Comentários
0 Comentários