5 dicas de harmonização para o almoço de dia dos pais
Tradicional, divertido, moderno, sério ou esportista - a verdade é que existem diferentes estilos de pai. Seja ele de sangue ou não, esta figura exerce o papel de nos guiar na aventura chamada vida. Por este motivo, nada mais justo do que homenageá-la em todo segundo domingo do mês de agosto.
Em 2018 a celebração do dia dos pais acontece no dia 12 e para aquecer o almoço dominical em família neste inverno a Ivini fez uma lista de sugestões de harmonizações com vinho. Que tal conferir as dicas abaixo?
Carne vermelha
Pratos com carne vermelha tendem a pedir um vinho encorpado com toques tânicos e ácidos capazes de quebrar as moléculas de gordura. Portanto, um tinto como o Baglio Di Stefano – Primitivo Salento torna-se uma ótima escolha. Já para carnes de cordeiro ou caça o ideal é optar por uma bebida envelhecida. Após permanecer em tanque inoxidável e em garrafa, as notas de alcaçuz e pimenta do reino do Marchese Montefusco – Syrah criam a harmonização perfeita.
Carne branca
A carne branca como o peixe ou frango é um elemento responsável por trazer leveza e delicadeza ao prato. Dessa maneira, costuma ser acompanhada por bebidas que não sobressaiam ao seu sabor. Neste caso, o frescor do vinho branco é a melhor saída. Caso o alimento seja servido com molho, uma sugestão são os envelhecidos como o Chardonnay.
Massa
No momento de harmonizar massas é importante ter em mente que a escolha de vinho depende do tipo de molho. Por conta da estrutura, o tinto como o Syrah “cassandra” se adéqua ao bolonhesa. Por sua vez, os molhos à base de creme de leite têm afinidade com os brancos. Neste contexto, as notas de coentro e limão do Pinot Grigio dão um toque especial ao prato.
Vegetariano/Vegano
Indo contra o pensamento dos amantes de carne, alimentos vegetarianos ou veganos também resultam em boas harmonizações com os vinhos. Por exemplo, sabores e aromas fortes (cogumelos, temperos e vegetais marcantes) exigem tintos como o Primitivo Di Manduria enquanto que os elementos suaves (saladas de folhas) combinam melhor com os brancos, sendo o Baglio Di Stefano – Pinot Grigio uma ótima opção.
Sobremesa
De forma geral, as sobremesas costumam ter chocolates ou frutas. Nos casos de doces com chocolate, o vinho tinto como o Nero D’Avola é um diferencial. Já para os sabores frutados, os espumantes como o Prosecco resultam em toques longos e persistentes de frescor que proporcionam equilíbrio ao paladar.
Comentários
0 Comentários