5 dicas indispensáveis para manter a qualidade do vinho
Temperatura, posição, iluminação, vibração e ventilação. Quando se trata de vinho, você costuma prestar atenção nestes elementos? Pois, deveria. Devido à delicadeza, a bebida está sujeita a transformações de sabores e aromas ao longo do tempo. Ou seja, o meio em que a garrafa é inserida determina tanto a evolução como a deterioração do líquido. Por este motivo, uma boa experiência de degustação não significa somente escolher um título de renome ou levar em consideração o ano da safra. É fundamental também preocupar-se com o armazenamento.
Apesar das condições externas interferirem no envelhecimento do vinho, construir uma adega profissional em casa é uma iniciativa apenas onerosa. Na verdade, para manter a qualidade da bebida é necessário ter o conhecimento de hábitos simples e assertivos.
Pensando em ajudá-lo nesta missão, a Ivini separou cinco dicas indispensáveis de cuidados ao produto. Confira abaixo:
Temperatura
A sensibilidade do vinho em relação à temperatura é extrema. Caso a bebida seja exposta a um clima abaixo do ideal, os riscos de prejudicar o envelhecimento do líquido aumentam. Então, há mais possibilidades de bloquear o desenvolvimento do aroma e sabor do título. Em situações de temperaturas altas de maneira excessiva acontece a completa oxidação.
Neste contexto, é necessário priorizar ambientes frescos e constantes nos quais cada estilo permaneça no clima adequado. Os espumantes e rosés exigem de 6ºC a 8ºC. Por sua vez, os brancos doces pedem 6ºC enquanto os secos variam de 6ºC a 12ºC. Já os tintos leves se afinizam com atmosferas de 14ºC a 16ºC e os encorpados em locais de 16ºC a 18ºC.
Posição
Recomenda-se que as garrafas com rolhas de cortiça natural descansem de forma horizontal, pois esta posição mantém a “ladradora” sempre em contato com a bebida a fim de evitar o ressecamento e uma oxidação por consequência. No entanto, os vinhos de rolhas sintéticas ou tampas de rosca não correm nenhum perigo no armazenamento vertical.
Iluminação
Você sabia que as vinícolas utilizam-se de ambientes escuros? Esta opção ocorre porque a luz é capaz de aquecer o vinho até alterar o aroma e paladar da bebida. Então, no momento de guardar a garrafa é importante dar preferência por lugares protegidos contra a luz natural ou artificial.
Vibração
Agitações com frequência provocam reações químicas no vinho que apressam o envelhecimento. Sendo assim, a bebida deve permanecer em repouso absoluto. Tente não manusear muito a garrafa e nem deixá-la próxima a eletrodomésticos que emitam vibrações.
Ventilação
Busque armazenar o vinho em um local arejado com o objetivo de evitar o surgimento de fungos que podem afetar a rolha e influenciar negativamente a bebida.
Por fim, os vinhos tendem a ganhar cada vez mais os nossos corações com o passar do tempo. Então, quais são os estilos que você mais gosta de armazenar em casa? Compartilhe com a gente! Para mais informações, acesse: www.ivini.com.br.
Comentários
0 Comentários