Você sabe onde é produzido o Prosecco na Itália?
Quando pensamos em Ano Novo é quase que impossível não pensar em espumante, não é mesmo? Talvez a tradição mais famosa e mais adotada desta data seja o brinde com uma taça de espumante. O ato de estourar a garrafa na virada do ano é um costume enraizado na cultura mundial. Mas você sabe a história por trás dessa bebida?
Hoje vamos falar sobre o Prosecco, que é o vinho espumante mais popular da Itália e o mais exportado no mundo. Frequentemente comparado ao Champagne francês, ele é produzido a partir de uvas exclusivas e um método bem particular e controlado, que garante que cada garrafa apresente o grau exato de bolhas e pressão. Vamos lá?
Localizada no nordeste da Itália, entre o Mar Adriático e a cadeia de montanhas dos Alpes, as regiões vinícolas de Veneto e Friuli-Venezia são conhecidas por produzir o espumante Prosecco e é uma das áreas mais produtivas do país.
Na Itália, como em outros países, existe o sistema de denominação de origem (DOC) que são regras e legislações rígidas que garantem que a produção do vinho seja controlada e siga técnicas e mantenham as características de cada uva e terroir.
Tecnicamente, o Prosecco é um vinho espumante originário de Vêneto, na Itália. Hoje os Proseccos DOC são produzidos nas regiões de Vêneto e Friuli, mas só Conegliano, Valdobbiadene e Asolo têm o privilégio de produzir um Prosecco do tipo DOCG.
As Denominações de Origem Controlada (DOC) e Denominações de Origem Controlada e Garantida (DOCG) de Prosecco são:
- Prosecco DOC;
- Prosecco Treviso DOC;
- Prosecco Trieste DOC;
- Asolo Prosecco DOCG*;
- Asolo Prosecco Col Fondo DOCG;
- Conegliano Valdobbiadene Prosecco DOCG*;
- Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG;
- Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore Rive DOCG;
- Valdobbiadene Superiore di Cartizze DOCG.
Com certeza poderíamos ficar horas aqui falando sobre cada um deles, mas hoje selecionamos um DOC e um DOCG para trazer mais detalhes:
Prosecco DOC
A área de produção do Prosecco DOC está localizada na região nos territórios de Friuli Venezia Giulia (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine) e Veneto (Belluno, Pádua, Treviso, Veneza, Vicenza).E é nessa classificação que está a maior parte da produção de Prosecco da Itália.
Normalmente, os Proseccos DOC têm cor amarelo palha, com alguns reflexos esverdeados e brilhantes. Tem aromas de frutas cítricas, maçã verde, pêssego e flores brancas. No paladar é frutado, leve e refrescante.
Asolo Prosecco DOCG
A área de produção de Asolo Prosecco DOCG é a única denominação autorizada a produzir Extra Brut, com menos de 6 g/l de açúcar. Isso porque as uvas são originárias das colinas de Asolo, onde a terra naturalmente produz uvas que originam vinhos mais estruturados.
Outro destaque dessa DOCG para as outras regiões produtoras de Prosecco da Itália é a utilização de leveduras nativas. Através de um estudo patrocinado pelo Consórcio de Vinhos Asolo Montello, conseguiram selecionar leveduras nativas especificamente adaptadas ao substrato e ao território, provenientes de regiões vitícolas específicas, o que se torna uma importante ferramenta para melhorar as características sensoriais e proteger a tipicidade e diversidade dos vinhos, além de melhorar a qualidade e complexidade sensorial dos vinhos locais.
Não importa qual seja sua escolha de Prosecco, ele com certeza te acompanhará em um brinde muito especial neste começo de ano! Feliz 2022!
Comentários
0 Comentários