Que vinho beber com a ceia de Natal: o guia completo
O Natal está chegando! É tempo de decorar a casa, escolher cada detalhe da ceia e os pratos típicos que serão servidos. Cada família tem seus costumes e tradições, mas não importa quais sejam os pratos escolhidos para a ceia, a seleção do que beber com o jantar de Natal não pode ser deixada de lado, principalmente para os amantes do vinho.
Para te ajudar nesse desafio natalino e tornar a compra de suas garrafas de Natal um pouco mais fácil, separamos algumas dicas de vinhos que melhor combinam com os tradicionais pratos natalinos. Vamos lá?
Talvez o conselho mais fácil de todos a seguir venha da escritora de vinhos Victoria Moore: 'O jantar de Natal é como a grande caixa de enfeites no armário sob os degraus, cheia de bugigangas vistosas, de bom gosto, de feias, combinando e conflitantes: a grande mistura de tradição familiar, cor e capricho.
Ou seja, quando você se senta à mesa de Natal, o primeiro dever do vinho não é realmente acompanhar a comida, mas sim acompanhar o seu estado de espírito: deve ser festivo e comemorativo. O melhor conselho é, portanto, beber o vinho que você mais gosta na hora. Quem pode dizer mais justo do que isso?
Combinações clássicas
No entanto, existem algumas combinações mais clássicas que podem ser mais certeiras caso você queira fazer uma harmonização mais requintada com sua escolha de jantar. E separamos algumas combinações:
Entradas
O salmão defumado é uma boa escolha para começar uma festa do dia de Natal. E se você combinar com cream cheese, caviar ou torradas finas, a combinação de riqueza e fumaça pode torná-lo uma combinação complexa para o vinho. Uma sugestão é um vinho branco ou espumante para cortar a gordura e neutralizar a fumaça.
Já as entradas vegetarianas, como o queijo de cabra, seja assado em uma torta ou esfarelado em pedaços generosos sobre uma salada. Os cogumelos são outra suspeita comum quando se trata de alimentos básicos vegetais de Natal, mexidos em risotos ou feitos em patês e terrinas. Para beber, o final nítido e limpo e o frescor relvado do sauvignon blanc é um clássico absoluto com queijo de cabra. Já os cogumelos adoram um pinot noir.
Prato Principal
O Peru é um prato bastante apreciado na época de Natal. Além dele, é comum encontrarmos boas receitas com o Chester e também com o Frango. E o que beber com eles? Um jovem Pinot Noir adiciona uma vibração de molho de cranberry ao peru, mas são fáceis o suficiente para não entrar em conflito com os acompanhamentos. Uma jovem Valpolicella também funcionaria, aproveitando ao máximo o encanto da corvina cheia de cereja.
Também é possível combiná-los com vinhos rosés e brancos secos de boa estrutura. As uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay produzem bons exemplares que cumprem bem o papel. Para aqueles que não abrem mão de um vinho tinto, as melhores opções são os de corpo leve e sem muitos taninos.
Se você optar por servir uma carne vermelha assada, os tintos clássicos de Natal podem ser uma ótima opção. Garrafas à base de Cabernet Sauvignon nunca terão uma exibição melhor do que no almoço de Natal. Um ousado italiano como um Chianti ou Nebbiolo podem ser os escolhidos também.
Sobremesas
O panetone com frutas cristalizadas pode ser acompanhado por um espumante brut. Quem prefere um paladar mais doce, pode optar pelos espumantes demi-sec ou da uva Moscatel. Panetones de chocolate, os Chocotones, por conta da doçura ficam melhores com Vinhos do Porto ou Madeira.
Lembrando que todas as sobremesas ficam melhores com vinhos doces. Se você optar por espumantes, os mais indicados são os classificados como Dulce ou Doux, pois contém maiores níveis de açúcar. Os espumantes da uva Moscatel também acompanham bem as sobremesas.
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e um Feliz Natal!
Comentários
0 Comentários