Vinho sem uva? É possível!
Não tem como pensar em vinho e não pensar em uvas, não é mesmo? Mas você sabia que existe também um mundo menos explorado e muitas vezes mal compreendido de vinhos feitos de outras frutas, nozes, arroz e muito mais? Isso mesmo que você leu! Apesar de não serem tão populares, existem muitos tipos de vinho sem uvas para provar.
Isso porque, praticamente, qualquer matéria vegetal pode ser fermentada e usada para criar um vinho com um perfil de sabor que você ainda não descobriu. Dentes de leão, margaridas, frutas e ervas, são todas possibilidades de serem a base do seu novo vinho favorito.
Embora existam muitas bebidas fermentadas peculiares a serem exploradas, hoje vamos falar mais sobre 3 dos mais interessantes vinhos sem uva:
Vinho de arroz
Muitos historiadores acreditam que uma versão do vinho de arroz produzida por volta de 7.000 aC, no Vale do Rio Amarelo, na China, foi a primeira bebida alcoólica fermentada do mundo. Originalmente feita com uma mistura de arroz e mel, esta bebida precedeu o vinho de uva em quase meio século e rapidamente se tornou um alimento básico na China.E, apesar da popularidade do vinho de arroz ter diminuído notavelmente na China desde seu surgimento, a mistura antiga ainda é mais comum do que o vinho de uva na Ásia.
E assim como no vinho de uva, os sabores encontrados no vinho de arroz variam. Alguns vinhos de arroz são doces, enquanto outros são apimentados com um elemento saboroso.
Vinhos de frutas (exceto uvas)
Como falado no começo do texto, o vinho pode ser feito a partir de todos os tipos de frutas, como maçãs, peras, mirtilos e até bananas...Inclusive, um dos vinhos de frutas mais populares, que não é feito de uvas, é a cidra alcoólica. Apesar do nome não indicar, a sidra alcoólica é, por definição científica, um vinho sem uva - e muito popular.
Feita a partir do suco fermentado de maçãs, esta bebida é parente da fruta do vinho de uva, mas possui qualidades divergentes importantes. Por exemplo, as sidras "duras" têm níveis de álcool muito mais baixos em volume (4,5-7%) do que os vinhos de uva (~ 13-15%) e níveis muito mais altos de teor de açúcar (6-15%) do que seus parentes à base de uva ( 0,7-2%).
Essas diferenças acontecem devido às variações na fermentação entre as duas bebidas, já que o vinho tradicional passa por uma fermentação muito mais longa, que transforma mais de seus açúcares em álcool.
Vinho de nozes
Para uma última opção sem uva, vamos nos concentrar em uma bebida menos conhecida, mas altamente exclusiva: o vinho de nozes.
Frequentemente cultivada no Havaí, o vinho de nozes, também conhecido como vin de noix, pode ser feito de nozes de macadâmia ou de nozes. O Vinho de noz de macadâmia é feito a partir do mel viscoso das flores de nozes de macadâmia, este vinho distinto é leve, encorpado com notas de mel e uma textura macia e amanteigada.
É um vinho de mogno escuro, suave e rico, que oferece um sabor exótico. A maioria aprecia o vinho com sobremesas como pudins, ou misturado com um pouco de refrigerante ou limonada como aperitivo incomum.
Por que o vinho de uva é o mais popular?
Enquanto o vinho de arroz, cidras de frutas e similares merecem atenção, não há dúvidas que o vinho de uva ocupa um lugar especial no coração das pessoas e também aqui na Ivini.
O vinho tradicional pode ser elaborado com muitas variações exclusivas, o que garante uma infinidade de possibilidades infinitas. Com técnicas de pesquisa e tecnologia que combinam estilos antigos com o conhecimento moderno do clima, terreno e colheita, os vinicultores de hoje elevam seu ofício aos mais altos níveis de arte e ciência.
Nós da Ivini acreditamos que, embora os vinhos sem uva possam ser mais exóticos em seu perfil e sabor, nenhuma bebida pode melhorar uma refeição como a garrafa perfeita de vinho de uva!
Comentários
0 Comentários