Tudo que você precisa saber sobre os Vinhos do Alentejo
Com 31 mil km² de área dividida em oito sub-regiões, a região do Alentejo, localizada no sul do país, tem paisagens marcantes e rústicas com um solo composto de xisto e areia, uma altitude mais baixa e o clima quente, com invernos amenos e baixa incidência de chuvas.
Todo este cenário não é, tradicionalmente, propício para a produção de vinhos, mas o Alentejo, surpreendentemente, é a maior região produtora de vinhos de Portugal. Isso se dá pelas técnicas específicas que foram desenvolvidas para garantir a cultura de vinhos na região, que resultou na produção de vinhos únicos, distintos e diferenciados. E hoje vamos falar especificamente sobre esses vinhos alentejanos, que merecem nossa atenção. Vamos lá?
Em sua maioria, os vinhos alentejanos são tintos encorpados, frescos e frutados. Entre as principais vinhas plantadas na região, estão as portuguesas Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez e Touriga Nacional. Também é possível encontrar vinhos feitos de Cabernet Sauvignon e Syrah.
Regiões DOC no Alentejo
Os Vinhos que são produzidos com controle de qualidade rígido em determinadas regiões recebem a atribuição da Denominação de Origem Controlada (DOC) que garante que os produtores sigam uma legislação específica, como a composição do solo e as uvas permitidas. E é o caso dos vinhos do Alentejo que tem para algumas de suas principais sub-regiões, como Borba, Évora, Moura, Granja-Amareleja, Redondo, Portalegre e Vidigueira.
Características de um vinho Alentejano
Com foco na sustentabilidade, que fortalece a preservação ambiental e longevidade das vinhas, a região tem inúmeras castas plantadas. Entre os vinhos brancos, a uva Antão Vaz, é a maior encontrada na região. Sem esquecer das castas nativas Arinto Fernão Pires e Roupeiro. Já das tintas, destacam-se Alicante Bouschet, Aragonês e Trincadeira.
No entanto, as possibilidades de blends são infinitas, destacando o mais comum que é composto por Castelão, Aragonês e Trincadeira.
Com tantas opções e diversidade, é invejável a qualidade dos vinhos alentejanos, que são conhecidos por três principais características: os vinhos tintos, em sua maioria, têm bom corpo, coloração escura e bons para consumir ainda jovens. Além disso, outras características marcantes são os sabores de frutas silvestres e vermelhas, textura aveludada e elegantes.
Apesar de serem menos tradicionais, também é possível encontrar bons vinhos brancos elaborados nessa parte de Portugal. Eles costumam ser suaves, ligeiramente ácidos e com aromas de frutas tropicais.
Hora de experimentar um Vinho Alentejano
O vinho 3 Herdades Tinto Reserva, é produzido na vinícola Herdade Paço do Conde, que fica nesta região. O tinto tem uma cor granada com aroma intenso de notas de frutas silvestres e a combinação das uvas aragonês, trincadeira, alicante bouschet e touriga nacional garante um paladar equilibrado, suave e final de boca persistente. Uma ótima sugestão é acompanhá-lo com carne assada ou com temperos intensos e suculência.
Gostou? Confira todos os vinhos portugueses que acabaram de desembarcar aqui na Ivini: https://www.ivini.com.br/collections/portugues
Comentários
0 Comentários