Um vinho pode ser picante?
Você já tomou um vinho e sentiu uma sensação parecida de comer algo apimentado? Você não está sentindo coisas que não existem. Um vinho pode sim ser picante, mas isso não quer dizer que tem pimenta na bebida. Na verdade, essa sensação é uma resposta neurológica a certos compostos químicos em contato com a língua. E hoje vamos falar um pouco mais sobre isso. Vamos lá?
Em 1999, pesquisadores australianos decidiram investigar o motivo de alguns vinhos feitos com Syrah cheirarem à pimenta-do-reino. E em 2007, com a ajuda de uma empresa alemã especializada em desenvolvimento de sabores com equipamentos de detecção mais sofisticados, eles conseguiram desvendar o mistério.
Os pesquisadores descobriram que o cheiro de pimenta vem de uma substância química chamada Rotundone, pronunciada row-tun-done, encontrada na casca, folhas e engaço de algumas castas.
Ele é um produto químico encontrado em concentrações tão pequenas que é difícil até mesmo para os químicos detectá-lo. Mas sua potência é enorme: para você ter uma ideia, uma colher de chá pode fazer uma piscina olímpica inteira cheirar como o interior de um moedor de pimenta.
Que tipos de vinhos são normalmente descritos como "picantes"?
Muitos vinhos têm pelo menos um pouco de componente picante, que se refere amplamente a uma categoria que pode incluir notas mais específicas como pimenta, canela, cravo, noz-moscada, anis, menta, gengibre ou cardamomo.
Além do Syrah, que tem como marca registrada a nota apimentada, outras variedades de uvas que contêm essa molécula foram descobertas: Gamay, Graciano, Duras, Durif, Mouvèdre, Gamay, Schioppettino, Vespolina e Grüner Veltliner, entre outras. Também é encontrado em Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, mas em uma concentração que não é detectada.
Os barris de carvalho também são conhecidos por enfatizar ou transmitir uma variedade de sabores, incluindo notas de especiarias. E a combinação e complexidade de alguns destes aromas picantes adquiridos com o envelhecimento em madeira contribuem para as notas 'apimentadas' que podemos sentir no vinho. Alguns descritores são anis, baunilha, canela, cardamomo, cravo, gengibre, noz-moscada, pimenta preta e pimenta branca.
Levando isso em consideração, os vinhos tintos mais apimentados que podemos citar são normalmente feitos com as uvas Syrah, Grenache, Petite Sirah, Malbec ou Zinfandel. Encontro tintos picantes da Espanha e da Itália, bem como das regiões do Novo Mundo.
E você, gosta de vinhos apimentados? Já sabia de onde vinha esse sabor? Conta pra gente nos comentários.
Comentários
0 Comentários