Tinto Cão, uma casta rara do Vale do Douro
Você já ouviu falar do Douro, em Portugal? É uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo, sendo considerada patrimônio Unesco e é responsável por nada menos que 47% da produção do Vinho do Porto do país. E hoje queremos falar um pouco mais sobre uma das castas mais antigas do Douro, a Tinto Cão! Vamos lá?
A Tinto Cão tem sua primeira referência na história vinícola da região registrada por volta do século XVII, sendo cultivada desde então. No entanto, sua pouca produtividade quase foi responsável por sua extinção.
Atualmente, a Tinto Cão representa apenas 1 por cento do total dos vinhedos plantados na região do Douro, mas apesar de ser considerada uma casta de baixo rendimento, devido as suas bagas compactadas, esta uva portuguesa tem ganhado espaço e tem chamado bastante atenção dos produtores, já que suas qualidades são formidáveis para a produção do famoso Vinho do Porto.
Características da uva Tinto Cão
Com cachos pequenos e característicos, a Tinto Cão é uma variedade tinta que mantém o seu potencial mesmo em solos não tão férteis e em temperaturas muito elevadas. Sendo muito bem adaptada ao clima quente e seco do vale do Douro. Seu amadurecimento é tardio e seus bagos espessos, sua película grossa e densa lhe garantem alta resistência a ataques de doenças e pragas.
Vinhos com Tinto Cão
Os vinhos produzidos com a Tinto Cão normalmente possuem textura aveludada, bem como acidez equilibrada, além de serem bons para guarda, tornando-se elegantes e finos com o passar do tempo.
Além disso, a casta Tinto Cão é considerada uma das cinco principais uvas utilizadas na produção do mundialmente famoso Vinho do Porto e também é bastante combinada com Touriga Nacional e a Aragonez para produzir vinhos de corte.
O vinho que leva a Tinta Cão em seu blend pode ser claro e picante, ou ainda com coloração mais forte e aromas delicados e florais. Tem perfeito equilíbrio nos níveis de açúcar e acidez, seus taninos, suaves e duros ao mesmo tempo, são responsáveis por encorpar vinhos densos e longevos.
No entanto, é consenso entre produtores, enólogos e apreciadores que, para aproveitar ao máximo as qualidades desta uva, é preciso que sua colheita seja feita tardiamente, quando seu amadurecimento é total. O resultado são vinhos redondos, de alta qualidade e com sabor especial.
Fraga da Galhofa Reserva Blend
Quer experimentar um vinho produzido com Tinto Cão? O Fraga da Galhofa Reserva Blend, da vinícola Vini Lourenço, veio diretamente da região de Douro, em Portugal, é o resultado de um blend Tinto Cão (55%), Touriga Nacional (20%), Sousão (15%) e Tinta Roriz (10%)! O tinto tem um visual vermelho rubi e aroma exuberante de frutas vermelhas frescas, com notas de flores silvestres e um toque de madeira, bem integrada. Com certeza é um vinho muito gastronômico, indicado para refeições especiais. Ele chega ao seu potencial máximo quando acompanhado com pratos de tacho ou de forno bem temperados. Saiba mais e adquira o seu aqui: https://bit.ly/3mpTEeE
Comentários
0 Comentários