As diferenças entre degustações horizontais e verticais
Preparar uma degustação de vinhos é uma ótima ideia para reunir a família e os amigos! E a primeira coisa que nos vem à cabeça para um encontro como este é decidir quais rótulos irão abrilhantar o nosso cardápio. Afinal, essa bebida é a estrela do evento e deve ser escolhida com carinho. Mas sabia que existem dois tipos de degustação: a "vertical" e a “horizontal”? Hoje vamos falar sobre o que as tornam diferentes e quais os benefícios de cada uma. Vamos lá?
O que é uma degustação vertical?
Uma degustação vertical é o mesmo vinho de anos diferentes, normalmente do mesmo produtor. Por exemplo, uma vinícola produz um blend tinto que a cada ano, dependendo do clima e de outros fatores, é um pouco diferente. Prová-lo em diferentes safras “realmente mostra a expressão da própria vinícola.
Outra maneira de realizar uma degustação vertical é experimentar vinhos de diferentes vinícolas na mesma região. Ou seja, você pode olhar para Chiantis da Toscana em várias safras.
Uma dica: quando possível, tente fazer uma degustação vertical com vinhos que abrangem vários anos ou até décadas. Quanto maior a diferença de tempo, mais significativos serão os resultados, especialmente se o objetivo for ver como o vinho envelhecerá.
O que é uma degustação horizontal?
A opção mais comum é escolher uma única safra e comparar vinhos de diferentes propriedades ou vinícolas de uma região. Isso permite que você veja o desempenho de cada vinícola nas mesmas condições do ano. Ou seja, você está comparando o estilo de vinificação e os pequenos detalhes das práticas de cada vinícola.
Outro tipo que existe de degustação horizontal, às vezes chamada de degustação lado a lado, é quando apresentamos vinhos feitos da mesma uva, mas de diferentes lugares do mundo.
Além disso, embora muitos organizadores se apeguem aos vinhos do mesmo ano, eles podem vir de safras com um ou dois anos de diferença.
O que as degustações verticais mostram sobre os vinhos?
O benefício de fazer uma degustação vertical é que você está realmente mergulhando fundo em um produtor específico e pode ver a evolução dos vinhos e ver como ela muda ao longo do tempo. Você pode ver a consistência da vinícola e o que eles estão tentando alcançar.
As degustações verticais também são uma maneira interessante de ver como o clima e outras condições afetam um vinho – por exemplo, como será em safras mais quentes versus mais frias, ou em anos úmidos em oposição aos secos.
Por que as pessoas fazem degustações horizontais?
Pessoas com vinhos da mesma região podem ter uma impressão de um determinado lugar em um determinado momento. Degustações horizontais realizadas com vinhos da mesma uva e de diferentes regiões podem desenvolver uma melhor compreensão da expressão de cada região.
As degustações horizontais são uma ótima ferramenta educacional que permite que as pessoas que estão começando no vinho ampliem seu escopo e compreensão das diferentes regiões vinícolas do mundo – e especialmente as diferentes uvas cultivadas nessas regiões vinícolas.
Essa capacidade de aprender algo novo é o melhor motivo para participar de uma degustação, seja ela vertical ou horizontal!
Comentários
0 Comentários