Inspire-se na Copa do Mundo para experimentar novos sabores
É inegável o poder que a Copa do Mundo exerce nas pessoas. Até mesmo as que não se identificam com esporte sentam-se com os amigos e a família em um sofá ou bar para acompanhar os jogos. Neste evento, o Brasil já alcançou cinco vitórias e este ano terá a oportunidade de vencer pela sexta vez entre os dias 14 de junho a 15 de julho na Rússia. É importante ressaltar que mais do que futebol, a competição é um encontro de nações – Cada uma com a sua cultura, comportamento e gastronomia. Este último ponto era o que eu queria chegar, afinal, os brasileiros estão acostumados a torcer com um copo de cerveja e caipirinha em mãos. Mas, por que não levar o acontecimento como inspiração para construir novas experiências culinárias?
A primeira dica para vivenciar a Copa do Mundo sob outros ângulos é deixar a cevada e a vodka ou cachaça de lado para dar uma oportunidade ao vinho. Tinto, rosé e branco são capazes de harmonizar perfeitamente com a ocasião. Quer saber de que maneira? Então, confira abaixo as harmonizações feitas pela Ivini com a bebida e pratos típicos de cinco países que estarão (ou deveriam estar) presentes no evento.
Brasil
A cerveja gelada ou a tradicional caipirinha sustentam-se pelo costume e não pelo equilíbrio de sabores. Neste contexto, a feijoada combina mais com vinho do que com cevada, pois o gás da bebida dificulta a digestão do alimento. Quando se trata de harmonizar este prato, deve-se levar dois elementos principais em consideração: a gordura e o sol das carnes defumadas. A partir de um paladar denso, a “queridinha dos brasileiros” exige um produto com uma textura similar para “quebrar” a camada gordurosa por meio do frescor e acidez.
Os encorpados tintos compostos 100% de uvas Syrah são ideal para os tons defumados e “apimentado” da feijoada. As ricas notas de alcaçuz e pimenta do reino do Marchese Montefusco são uma ótima escolha.
Itália
Os italianos são conhecidos por sobrepor o paladar dos alimentos aos padrões estéticos. Por meio de receitas simplificadas, coloridas e repletas de frescor o importante é “comer bem”.
Ao pensar na cozinha italiana, a associamos de forma imediata a massas e realmente o país conta com uma variedade de comprimentos, larguras e formas. Neste contexto, um prato típico é o espaguete com tomates frescos. A melhor alternativa para esta tradição são os tintos com alta acidez para garantir a harmonia com o molho intenso. Por esta razão, o Baglio Di Stefano com aroma intenso e tons de especiarias garante a combinação perfeita.
Espanha
Em termos de clima e topografia, a Espanha apresenta uma enorme variedade. Por consequência, cada região do país é contemplada com ingredientes característicos. Contudo, o prato a base de arroz e frutos do mar apelidado de paella é um ícone. Para um alimento tão litorâneo o melhor caminho é optar por um vinho branco que intensifique o frescor e delicadeza do alimento. As notas de coentro e limão do Baglio Di Stefano dão conta do recado.
Japão
Por conta da delicadeza, intensidade e condimentos que formam o paladar da gastronomia oriental, o saquê ou água costumam ser relacionados aos pratos deste país. Porém, brancos e rosés também proporcionam uma experiência agradável. Sushi, sashimi e temaki pedem espumantes jovens, pois as bebidas não competem com o sabor delicado das iguarias. Já os elementos que os acompanham com frequência tais como cogumelo, manteiga e molho shoyu necessitam de um rosé ácido para alcançar o equilíbrio. As sugestões são as bebidas Franciacorta Brut e Marchese Montefusco - Rosato.
Arábia Saudita
Impulsionada por especiarias, a gastronomia árabe traz um perfil forte e perfumado aos alimentos com toques de pimenta, iogurte e limão. Quibes, esfihas e kaftas temperadas com estes elementos ganham uma boa aceitação ao redor do mundo e harmonizam-se com tintos frescos e frutados. O paladar tânico, macio e potente do Le Bertille é capaz de sustentar esta culinária na medida certa.
E você? Já sabe a maneira que vai assistir a Copa do Mundo? Opções de pratos acompanhados de bons vinhos não faltam. Aproveite!
Comentários
0 Comentários