Festa Junina: 4 receitas com vinho para celebrar a data
Pipoca, pé de moleque, paçoca, arroz doce, pamonha... Junho trouxe os quitutes da festa junina. Entre doces e salgados, os sabores gastronômicos tão característicos regados a animação contagiante da festividade a tornou uma mais esperadas do ano. Mas, você sabe qual é a origem da celebração? Apesar de hoje em dia apresentar elementos típicos brasileiros, a tradição chegou ao país durante a colonização portuguesa.
A comemoração que costumava ser popular na Península Ibérica era conhecida como festa joanina em referência a São João, mas ao longo dos anos o nome alterou-se com base no mês em que acontece e por consequência diminuiu o forte tom religioso que carregava em si. No Brasil, o evento alinhou-se a símbolos das zonas rurais e ganhou uma intensa expressão na região Nordeste, sendo a de Campina Grande (Paraíba) a maior delas. Em 2017, a estimativa de participação no evento era de cerca de 2,5 milhões de pessoas.
É neste clima que a Ivini compartilha quatro receitas típicas de festas juninas que ficam ainda melhor com um toque de vinho:
Arroz doce
Ingredientes:
2 xícaras de chá de vinho branco
1 xícara de chá de arroz branco
½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de leite
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara de chá de chocolate branco em pedaços
*Canela em pó para polvilhar é opcional
Modo de Preparo: Coloque o vinho e o arroz em uma panela alta por conta do borbulho e leve ao fogo. Quando ferver, reduza a chama e cozinhe por 15 minutos ou até o líquido ser absorvido para o arroz ter uma consistência macia. Em seguida, adicione o açúcar e leite para cozinhar por 20 minutos. É importante sempre estar mexendo. Por fim, insira o creme de leite para depois de cinco minutos acrescentar o chocolate branco. Mexa até derreter por completo. O ideal é servir o alimento de forma morna.
Dica de vinho: Marchese Montefusco – Chardonnay IGT Sicilia
Pudim
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de vinho tinto
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
Modo de Preparo: Bata no liquidificador o leite condensado, creme de leite e o vinho. Depois dissolva a gelatina e junte também os demais elementos. Processe todos os ingredientes por mais um período e leve a sobremesa previamente untada com manteiga para a geladeira. Uma boa alternativa é servir o prato gelado.
Dica de vinho: Baglio Di Stefano Nero D'avola IGP
Sagu
Ingredientes:
9 xícaras de chá de água
1 ½ xícara rasa de sagu de mandioca
4 xícaras de vinho tinto
Açúcar, canela e cravo a gosto
Modo de Preparo: Ferva a água com a canela e o cravo em uma panela. Em seguida, acrescente o sagu e cozinhe em fogo médio mexendo sempre até as bolinhas ficarem transparentes. Ao acontecer a transparência, adicione vinho e açúcar para cozinhar por mais cinco minutos. Por fim, retire do fogo e leve à geladeira.
Dica de vinho: Baglio Di Stefano – Primitivo Salento IGP
Quentão
Ingredientes:
½ xícara de chá de açúcar
1 raiz de gengibre pequena
de 6 a 8 cravos da Índia
1 litro de vinho tinto
1/2 litro de água
Preparo: Derreta o açúcar em fogo baixo em uma panela e adicione o vinho para mexer. Corte o gengibre em rodelas finas e coloque junto com os cravos na bebida. Tampe a panela e deixe o líquido ferver de cinco a dez minutos para então servi-lo quente.
Dica de vinho: Savuto DOC 2012
E você, gostou das dicas ou têm outras para compartilhar? Conte para nós!
Comentários
0 Comentários