Dia Mundial do Livro: o que os livros têm a ver com vinhos?
Nesta semana, dia 23 de Abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro! A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar a literatura.
Acredita-se que a escolha do mês de Abril para a celebração tem ligação direta com o legado de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. O escritor morreu em abril de 1923, e com o objetivo de homenageá-lo, livreiros da região da Catalunha, na Espanha, passaram a realizar a Feira do LIvro Espanhol.
Já o dia 23 de abril foi escolhido por se provar uma data um tanto quanto curiosa para a literatura, já que coincidentemente William Shakespeare (Hamlet, Romeu e Julieta), Maurice Druon (O Menino do Dedo Verde), Vladimir Nabokov (Lolita) e outros autores celebrados nasceram ou morreram na data!
Mas o que os livros têm a ver com vinhos? Bom, não importa se você quer se tornar um grande expert em enologia ou apenas busca apreciar vinhos diversos com mais confiança, não há como negar que os livros podem ser grandes aliados na hora de encontrar o próximo rótulo que vai apreciar!
Por isso, aproveitando a data, listamos 3 livros que todo apreciador de bom vinho, dos iniciantes aos mais experts, deveria ler. Confira:
Para iniciantes:
Wine Folly: o Guia Essencial do Vinho, de Madeline Puket e Justin Hammack
Além de trazer informações muito relevantes, este livro é visualmente incrível! Com imagens, infográficos e ilustrações belíssimas, O Guia Essencial do Vinho. Wine Folly investe numa abordagem bem didática e traz textos que podem soar óbvios para quem já entende um pouco mais do assunto. Ainda assim, é um item que não pode faltar em sua coleção.
Para já apreciadores:
Como Degustar Vinho, de Jancis Robinson
Nesta obra, Jancis Robinson, que é uma referência quando se fala sobre o assunto, fala diretamente com aqueles que já consomem vinho com frequência e têm certo conhecimento sobre os diferentes estilos de vinhos, mas que nem sempre estão aproveitando a experiência da melhor forma. Trazendo um panorama sobre o ato de degustar o vinho e quais os fatores que podem influenciar positiva ou negativamente nessa prática. Além disso, a obra Como Degustar Vinho traz uma análise sobre como nossos aspectos fisiológicos a respeito do olfato e do paladar podem ser acentuados e aperfeiçoados.
Para enólogos:
O Gosto do vinho, de Émile Peynaud e Jacques Blouin
Deixando bem claro desde as primeiras páginas do livro que é destinado aos já conhecedores da viticultura, a obra O Gosto do Vinho- escrita por Émile Peynaud, um dos mais renomados enólogos, em parceria com o escritor Jacques Blouin- aborda sobre a arte de elaborar e apreciar um vinho de qualidade. Tanto é que o livro aprofunda sobre os princípios científicos dos diferentes tipos de vinho e como eles promovem estímulos sensoriais nos consumidores.
Espero que tenha gostado das dicas! Agora é só abrir um bom vinho e aproveitar a leitura! Cin Cin!
Comentários
0 Comentários