O que torna o Chile uma grande potência na produção de vinhos?
Os vinhos chilenos têm ganhado grande reconhecimento internacional devido à sua qualidade e crescido considerável na produção nos últimos anos. Mas o que de fato torna as bebidas produzidas no país tão especiais?
Vamos lá! Primeiro, um ponto importantíssimo, e que faz toda a diferença, são as características geográficas únicas do país. Suas fronteiras definem um país longo e estreito, abrangendo mais de 4.300 km da linha costeira do Oceano Pacífico, no extremo oeste da América do Sul. O que cria um ambiente isolado que protege a região das pragas que frequentemente atingem os parreirais. Permitindo, assim, o plantio bem-sucedido de variedades de uvas europeias sem a necessidade de enxerto em espécies americanas, mais resistentes a pragas.
Uma curiosidade interessante é que as primeiras mudas de videiras chegaram ao Chile ainda na época do descobrimento da América, trazidas pelo monge jesuíta Francisco de Carabantes, e eram destinadas apenas ao consumo familiar e para rituais religiosos.
Com a declaração da independência do país, no século XIX, o Chile teve seu mercado externo aberto e, consequentemente, passou a ter acesso a novas tecnologias para a modernização dos vinhedos. Porém, só entre as décadas de 80 e 90, com o aumento de investimentos, que a produção vinícola chilena alcançou um patamar mais alto de qualidade e um respeito de nível internacional por parte dos especialistas.
As diferenças de relevo e altitude ao longo do país, garantem ao Chile uma ampla diversidade de climas, produzindo vinhos de estilos bem variados. Ou seja, uma mesma uva pode gerar um vinho mais ácido ou mais frutado, a depender das características de clima e solo da região de origem.
Atualmente, os principais Vales Chilenos são: Casablanca (excepcionais vinhos brancos), Aconcagua (ao norte de Santiago), Colchagua, Maule, Rapel, Maipo, Curicó (ao sul de Santiago na parte do Chile denominada Vale Central) e Limari (no extremo norte do Chile e uma região em ascensão).
Gostou? Aqui na Ivini você pode experimente a linha de vinhos Frondoso, originária do Vale Del Maipo (denominada Vale Central), no Chile. Confira aqui: https://bit.ly/2RnKbov
Comentários
0 Comentários