Como o vinho italiano difere por região geográfica
A península italiana é ladeada pelo mar Adriático a leste, o mar Mediterrâneo ao sul, os mares da Ligúria e do Tirreno a oeste, e faz fronteira com a França, Suíça e Áustria, a noroeste, norte e nordeste, respectivamente. A Itália é um país pequeno, cobrindo apenas 116.350 milhas quadradas. Além disso, quase 40 por cento do país é coberto por montanhas e colinas. No norte, as montanhas se espalham de oeste para leste, criando uma fronteira natural com os países que confinam, e o país é cortado por uma cadeia de montanhas que se estendem de norte a sul.
O vinho é produzido em todas as regiões da Itália há muitos anos, e cada região tem suas variedades e estilo de uvas italianos exclusivos. Hoje, vamos falar sobre como a geografia de cada região da Itália impacta na produção das bebidas. Vamos lá?
Regiões vinícolas do norte da Itália
O norte da Itália é dominado pelos Alpes Marítimos, Grainan, Lepontinos, Réticos, Dolomitas e Cárnicos e vários lagos alpinos vastos e profundos. As regiões agrícolas estão escondidas entre as montanhas e nas encostas ao redor dos lagos. De oeste a leste, algumas das regiões vinícolas mais famosas do norte da Itália são Piemonte, Lombardia, Veneto, entre outras…
Normalmente, os vinhos das regiões vinícolas do norte são elegantes com acidez proeminente devido à elevação e as amplas flutuações de temperatura do dia para a noite. Vinhos tintos sedosos com frutas picantes, violetas e notas defumadas – produzidas a partir da uva nebbiolo – dominam o Piemonte a oeste. Com frutas ricas e em camadas e notas amadeiradas, Amarone e Valpolicella definem o Veneto a leste.
As regiões da Itália Central
Os vinhos italianos mais famosos vêm da Itália Central. As regiões vinícolas centrais mais famosas são Toscana e Lácio, a oeste, e Emilia-Romagna, Marche, Úmbria e Abruzzo, a leste.
A Itália Central é conhecida por seus robustos vinhos sangiovese de Chianti Classico e Brunello di Montalcino, juntamente com vinhos brancos perfumados e acerados das uvas trebbiano, vernaccia e pecorino, que são frutadas. conduzido com notas de frutas de caroço maduras, frutas cítricas e flores brancas. Variedades internacionais como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot também estão ganhando popularidade na Itália Central
Bota do sul da Itália
A maior cidade do sul da Itália é Nápoles. Esta é a região do Monte Vesúvio, Capri, Costa Amalfitana e Golfo de Taranto que divide a ponta do calcanhar da bota.
Mas as regiões vinícolas do sul da Itália estão espalhadas por encostas vulcânicas ricas em minerais que nutrem as vinhas e pomares da região. As regiões são mais quentes, mais secas e mais ensolaradas do que as do norte. Molise e Puglia ficam a leste, e Campania, Basilicata e Calábria ficam a oeste, de norte a sul. Os vinhos desta região são carnudos, maduros, escuros, defumados e tropicais.
Vinhos encorpados produzidos a partir de uvas tintas como Aglianico, Primitivo (Zinfandel) e Negroamaro são vinhos de sabor intenso, profundamente coloridos, inebriantes e potentes, com notas de alcatrão, fumaça, amoras e frutas pretas; alguns vinhos apresentarão notas de frutas secas e cristalizadas.
Vinhos da ilha da Itália
A península italiana é cercada por ilhas salpicadas do Adriático, do mar Mediterrâneo e dos mares da Ligúria e do Tirreno. Algumas dessas ilhas são conhecidas por suas incríveis contribuições para a enologia italiana.
A Sicília é uma grande ilha vulcânica a oeste da ponta da bota, e as uvas nativas complementam sua culinária apimentada e repleta de frutos do mar. Os vinhos brancos da uva Inzolia e Grillo oferecem uma pausa fresca e frutada com notas de melão, pêssego, madressilva, tangerina, limão, raspas de limão e salina crocante. Os tintos sicilianos são ousados, frutados e podem ser picantes com notas de flocos de pimenta, cereja preta, ameixa suculenta, alcaçuz e cola.
A Sardenha fica ao norte da Sicília e é famosa por sua assinatura da uva Cannonau. Da Sardenha, é herbal, rústico e picante, com notas de amora, framboesa e couro. A Sardenha também cultiva pequenas plantações de Vermentino, produzindo uma expressão única da uva que é cítrica, com maçã verde crocante e notas florais.
Gostou de saber um pouco mais sobre as regiões da Itália? Conta pra gente se você já sabia!
Comentários
0 Comentários