Como é a melhor maneira de envelhecer uma garrafa de vinho
Quem nunca ouviu a famosa frase "o vinho fica melhor com o passar do tempo", não é mesmo?
Bom, a verdade é que a grande maioria dos produtos é feita a fim de atender uma demanda de consumo imediato. Ou seja, tratam-se de safras recentes (de até cinco anos) com características frutadas, macias e fáceis de beber. Enquanto uma pequena parcela precisa de um longo tempo para amadurecer. Títulos como Pinot Noir e Montalcino são ideais aos consumidores interessados em bebidas envelhecidas e que não se importam com um alto valor de investimento.
E, hoje vamos nos concentrar no processo de amadurecimento desses tipos de vinho que foram produzidos para envelhecerem um período de tempo mais longo.
O que faz um vinho ser bom para envelhecer?
Para começar, é importante reforçar o que difere um vinho do outro e quais as características que um vinho deve ter para envelhecer bem? Primeiro tópico é a alta acidez do vinho. Ao envelhecer esse tipo de vinho, a bebida vai perdendo a acidez ao longo do tempo, o sabor vai ficando mais plano.
Além disso, vinhos tintos com taninos mais altos tendem a envelhecer melhor. Isso porque eles vão ficando mais macios conforme os taninos se decompõem. E outro aspecto a ser levado em consideração é o teor alcoólico. No geral, quanto menos alcoólico for o vinho, mais tempo ele durará envelhecendo.
Como envelhecer o vinho?
O local e como você armazena o vinho faz muita diferença para o envelhecimento do vinho. Afinal, se você guardá-lo em um lugar quente, não importa quanto tempo você o deixe deitado lá, você está cozinhando o vinho lentamente, sem envelhecê-lo.
Um refrigerador de vinho é uma ótima opção por ter a capacidade de manter o vinho na temperatura ideal e constante, necessária para permitir o envelhecimento do vinho. Além de manter o vinho fresco, uma adega refrigerada é capaz de segurar o vinho de lado, o que é o ambiente perfeito para deixá-lo envelhecer.
Porém, sabemos que nem todo mundo tem uma adega refrigerada, então o que você faz se tem algumas garrafas nas quais quer segurar por um tempo? O primeiro passo é no mínimo encontrar um local semifresco, talvez um armário escuro, e colocar a garrafa de lado se ela tiver uma rolha. Isso evita que o oxigênio entre, já que o líquido fica em contato com a rolha, e é o mínimo necessário se você quiser tentar envelhecer o vinho sem a ajuda de uma geladeira. A geladeira comum está fria demais para o vinho envelhecer.
Se você tem um porão legal, arrume algumas prateleiras, coloque os vinhos de lado e deixe-os ali por anos, evoluindo na garrafa. Apenas lembre-se de eventualmente bebê-los.
E você gosta de envelhecer vinhos? Conta pra gente como você costuma guardá-los!
Comentários
0 Comentários