Que vinho devo pedir no primeiro encontro?
Não tem como não associar os primeiros encontros com um pouco de ansiedade para que todos os detalhes sejam perfeitos. Desde a roupa escolhida, o local que combina mais com o novo casal e, claro, a escolha do vinho! Afinal, tem algo mais romântico que tomar um vinho a dois? E, para um primeiro encontro, a escolha precisa ser certeira, porque as primeiras impressões são as que ficam, não é mesmo?
Além disso, o rótulo escolhido pode servir como uma oportunidade para mostrar sua personalidade e criar uma conversa. Em primeiro lugar, é claro que é importante perguntar ao seu par se ele tem alguma preferência de vinho - se ele gosta de vinho tinto ou branco, ou talvez algo espumante.
Primeiras decisões
Se vocês não tem nenhuma preferência e não é muito conhecedor do universo de vinhos, a primeira dica é: escolha um espumante. Eles costumam agradar a todos, além de ser ótimos para um brinde mais festivo.
Porém, se você quiser optar por outro tipo de vinho e a carta não lhe dizer nada, não se sinta intimidado em pedir ajuda ao sommelier. Ele poderá te auxiliar a encontrar algo mais próximo do que vocês gostem. Por exemplo, pergunte se tem algum rótulo que se encaixe nas características que vocês mais apreciam: “não muito encorado”, “mais leve”, etc.
Uma dica super importante: tente não ir para os extremos ao escolher um vinho da carta do restaurante, opte por algo no meio termo e evite pré-julgamentos logo no primeiro encontro.
Outro ponto importante que pode valer a pena, é ficar longe de regiões testadas e comprovadas, optando por vinhos de destinos mais inusitados. Um ótimo ponto para mostrar personalidade.
Harmonizando com o prato
Se escolher vinho para combinar com uma variedade de alimentos é a principal preocupação - especialmente em um restaurante de pratos pequenos - um tinto claro é sua melhor aposta. Nossa sugestão é um Nebbiolo ou Pinot Noir leve, que pode combinar com tudo, desde queijo e bife a frango e peixe.
Mas lembre-se que tem pessoas que preferem os vinhos brancos. Sendo assim, não descarte essa variedade, especialmente se os pratos tiverem peixe ou frutos do mar. Nesse caso, os clássicos Chardonnay e Sauvignon Blanc serão uma boa escolha.
Escolher vinho especial
Se você quiser fazer um gesto mais especial e demonstrar seu conhecimento sobre o vinho e também sua dedicação à pessoa e ao encontro, uma opção é levar de casa um rótulo especial.
Qualquer que seja a escolha de vocês, com certeza será especial e, se o relacionamento evoluir (que estamos torcendo que sim), vocês sempre lembrarão desse momento!
Comentários
0 Comentários