Como a Inteligência Artificial vai revolucionar o futuro do vinho
Seja para deixar sua casa mais inteligente, otimizar processos de trabalho ou criar imagens realistas, a Inteligência Artificial chegou para modificar totalmente diversas (se não todas) áreas, inclusive o universo da vinicultura. Hoje falaremos mais sobre como a IA vai revolucionar o futuro do vinho, vamos lá?
Primeiro de tudo é importante entender o que de fato é a inteligência artificial. Essa tecnologia refere-se à duplicação da inteligência humana em máquinas que podem pensar, aprender e resolver problemas dos quais os humanos são capazes.
No universo do vinho, novas tecnologias e fontes de dados incluem satélites, imagens de drones, sensores de campo, sensores meteorológicos automatizados que podem prever e oferecer dados concretos para trazer inovação à antiga arte de vinificação. No momento, as aplicações de Inteligência Artificial para a indústria do vinho podem parecer limitadas, mas de acordo com um número crescente de especialistas em vinhos, a IA pode impactar tudo, desde como compramos vinho, como cultivamos vinhas no vinhedo e como julgamos o vinho.
Recentemente, o portal do USA Wine Ratings compartilhou algumas aplicações da Inteligência Artificial que já estão transformando a indústria do vinho e nós separamos algumas delas por aqui. Vamos lá?
A ascensão do sommelier virtual
A inteligência artificial já progrediu a ponto de recomendar o vinho certo para combinar com um prato específico, e esse tipo de funcionalidade de “sommelier virtual” deve aumentar drasticamente no futuro.
Graças à IA, os algoritmos podem aprender a entender os gostos e preferências dos usuários e compará-los com uma variedade de possíveis resultados de pesquisa. Os sommeliers virtuais do futuro com tecnologia de IA te conhecerão tão bem que poderão sugerir o vinho certo para você. Imagine ir a um restaurante e ligar para um aplicativo móvel de sommelier para fazer uma seleção de vinhos para você depois de dizer exatamente qual prato planeja saborear naquela noite.
Robôs e drones na vinha
Mas e o papel da IA na indústria do vinho antes que o vinho chegue ao consumidor final? Alguns produtores de vinho já estão experimentando máquinas com inteligência artificial no vinhedo que podem ajudá-los em questões como o manejo do solo. Dentro de uma década, drones voadores autônomos dirão aos produtores de uva exatamente quais vinhas precisam ser regadas e podem ajudar com todos os tipos de problemas do solo. De fato, alguns especialistas em vinhos já sugeriram que os robôs farão todo o trabalho no vinhedo, liberando tempo para o enólogo-chefe criar técnicas inovadoras de vinificação.
Inteligência artificial e mudanças climáticas
Um grande impacto na indústria do vinho será a mudança climática, e isso criará uma necessidade muito real de conhecimento sobre como lidar com as condições climáticas em rápida mudança. O que acontece quando uma região vinícola conhecida por seu clima temperado se torna quente e árida? Ou quando um clima frio e seco se torna quente e úmido? Se as calotas polares estão derretendo, isso significa que a Groenlândia ou a Islândia podem em breve ter vinhedos prósperos? Ou que as regiões vinícolas localizadas ao longo da costa correm o risco de aumentar o nível das águas em todo o mundo? Para responder a essas perguntas, os produtores de vinho podem ter que recorrer a sofisticados algoritmos de IA, que podem aconselhar sobre como alterar as condições de cultivo para lidar com essas mudanças climáticas.
IA e novos padrões de consumo
Já pensou em não ter que se preocupar em beber e depois dirigir? Com a chegada dos carros e veículos autônomos, a IA seria o novo motorista da rodada e o consumo de vinho não precisaria mais ser um problema. Alguns sugeriram que os carros se tornarão o equivalente a centros de entretenimento rolantes – com pessoas ouvindo música, jogando videogames – e, sim, bebendo vinho, enquanto se dirigem do ponto A ao ponto B.
Ainda não podemos prever o futuro, mas certamente o que vem por aí com a IA é muito empolgante, criando experiências completamente diferentes de cultivo, comercialização, apreciação e entregas. Já imaginou receber um vinho recomendado diretamente na sua porta?
Comentários
0 Comentários