As diversas faces da rolha (e a sua importância)
Ela é a responsável por proporcionar o isolamento térmico, a resistência ao impacto e a capacidade de selar os recipientes. Você já sabe de quem estou falando? Sim, da rolha! Apesar de este item contribuir - e muito- para o sucesso do vinho ao redor do mundo, acaba por ficar no esquecimento. Portanto, o post de hoje será dedicado a este recurso indispensável para a vedação da bebida.
Como tudo começou
A partir da ideia do monge francês dom Pérignon a rolha surgiu no mercado ao longo do século XVII como uma alternativa de consumo. Antes desta invenção, o vinho era consumido apenas depois de recém produzido, mas, o recurso proporcionou a possibilidade de armazenamento. Ou seja, permitiu que as pessoas pudessem apreciar a bebida em qualquer momento.
Do carvalho à garrafa
A primeira rolha desenvolvida foi a de cortiça. Este item que é produzido até os dias atuais é realizado com o material extraído da casca do Quercus suber – que nada mais é do que uma árvore da família do carvalho. Contudo, apesar do peso histórico, este recurso foi alvo de dúvidas quanto a sua eficácia porque certos enólogos afirmaram que em um futuro ele poderia afetar o sabor do vinho por conta de resquícios de bolor. Em conjunto com este ponto, teve o fator econômico. Afinal, a extração não é um procedimento em conta. Por fim, a modernização foi o ponto decisivo para a abertura de porta aos novos modelos de rolhas. Conheça abaixo algumas delas:
Sintética
As rolhas sintéticas apresentam o mesmo efeito das de cortiça, porém, são feitas de plástico ou de cana-de-açúcar. Este modelo possibilita que o vinho respire sem correr o risco de entrar em contato com o fungo TCA (que contamina só as de cortiça). Ela também é bastante resistente, mas, é utilizado em bebidas simples e de rápido consumo.
Screw cap
A rolha screw cap trata-se de uma tampa de rosca. Ela é uma das que mais consegue separar o ar do vinho com eficácia, o que contribui para a preservação dos aromas e sabores. Outra vantagem do modelo é facilitar a abertura da garrafa.
Vidro
As rolhas de vidro estão entre as melhores opções para vedação do vinho porque diminuem o risco de oxidação de maneira completa. Por este motivo, podem ser encontradas nos principais títulos da bebida. A única razão para não serem utilizadas com uma maior frequência está no custo de produção.
Zork
A Austrália é um dos países onde uma média de 50% da população tem dificuldades em abrir garrafas de vinho. Neste contexto, a Zork foi desenvolvida. É uma rolha que funciona como um lacre descartável e por dentro é de vidro.
E você, o que achou dos tipos de rolhas? Qual é a de sua preferência? Conte para nós!
Comentários
0 Comentários