Aprendendo a determinar o equilíbrio do vinho
Você já ouviu alguém, ao observar, analisar e degustar um vinho, falar que ele está equilibrado? Mas afinal o que isso significa? Para especialistas, um vinho equilibrado nada mais é que uma bebida que mostra bom aspecto visual, aromático e gustativo – apresentando características como tanino, álcool, doçura e acidez em total sintonia. Ou seja, vinho equilibrado é aquele que tem todos os pré-requisitos para se degustar.
Mas como saber se o vinho está em equilíbrio? Para te ajudar, hoje listamos algumas dicas práticas para você aprender a determinar se seu vinho está em equilíbrio ou não. Vamos lá?
Para começar, sirva o vinho em um terço da taça e observe suas tonalidades, examinando o brilho e a transparência da bebida. Uma boa dica é olhar primeiro de cima da taça, através da luz ou contra um fundo branco, o que permite você enxergar melhor as variações de cores. Por exemplo, os vinhos muitos novos, em geral, tendem a tons mais violetas; já a tonalidade de um vermelho vivo no tinto, nos revela um certo grau de evolução. Já os mais desenvolvidos tendem aos matizes marrons, atijolados e até alaranjados.
Um segundo passo é fazer um movimento em círculo com a taça e observar como o vinho se comporta no bojo da taça (partes laterais). Dependendo da forma como o líquido desce, em forma de pernas ou lágrimas, você consegue entender o grau alcoólico do vinho. Por exemplo, se as gotas são grossas e separadas e descem lentamente, seu teor alcoólico provavelmente é maior que dos vinhos que têm as gotas mais finas.
Depois da parte visual, é hora de analisar as fragrâncias e os perfumes. Aproxime a bebida do nariz para obter a melhor oxigenação do líquido, em seguida, agite a taça de forma circular. Logo, volte a sentir os aromas e perceba o quanto eles irão se dissipar melhor. Aprecie cada aroma e particularidades do vinho que está degustando.
Por último e não menos importante, chegou o momento de degustar a bebida. Beba um gole calmo, mantendo o vinho na boca até que sinta todas suas particularidades. Deixe a bebida por alguns segundo na boca, molhando todo o palato, tratando de descobrir a acidez, doçura ou amargor; Concentre-se nas sensações que a bebida te proporciona.
Feito tudo isso, você já conseguirá ter mais embasamento para avaliar a harmonia geral da bebida, ou seja, se ela está equilibrada em todos os aspectos, passando pelo visual, olfato e paladar. Esta prova degustativa permitirá analisar o aroma, a sanidade e a maturação do vinho.
Já sabia como achar o equilíbrio do seu vinho? Conta pra gente!
Comentários
0 Comentários