3 tendências da indústria vinícola a serem observadas em 2022
Depois de mais um ano desafiador e cheio de mudanças devido a pandemia global, a indústria do vinho está mais uma vez provando sua resiliência. Apesar de tudo, no entanto, as perspectivas para 2022 estão longe de serem sombrias. Com os restaurantes em constante recuperação e as vendas externas continuando seu boom pós-pandemia, o setor está mais uma vez provando sua capacidade infinita de criatividade, adaptabilidade e resiliência. O mercado será mais responsivo ao ousado, ao novo e ao inovador no próximo ano.”
E algumas tendências moldarão a trajetória do mundo do vinho em 2022 - independentemente do que o ano possa trazer. Detalhamos abaixo sobre 3 delas que merecem destaque. Vamos lá?
1- Olhando para outras regiões
De todas as tendências de vinho previstas para 2022, buscar regiões fora do radar talvez seja a mais forte. Os consumidores foram forçados a ser mais criativos sobre o grande vinho que consomem e, como resultado, você viu o crescimento do consumo de vinhos de regiões não tão conhecidas.
As pessoas continuarão se aventurando fora de sua zona de conforto em 2022, afastando-se dos rótulos tradicionais e bebendo vinhos de regiões menos conhecidas da Itália e do resto da Europa.
2- Vinhos de valor e vinhos com uma história
Além de regiões menos conhecidas, os consumidores têm buscado vinhos com uma história de fundo, se tornando mais interessados do que nunca em aprender sobre os vinicultores por trás de cada garrafa. Os apreciadores de vinho também estão se concentrando em um senso de lugar e práticas agrícolas responsáveis.
Essa mudança gera uma ampliação de repertório, aumentando o consumo mais diverso de vinhos. Embora a busca por vinhos mais acessíveis tenha sido um resultado da pandemia, os bebedores de vinho que são naturalmente curiosos aproveitarão a oportunidade para expandir suas escolhas.
3- O vinho espumante se torna mais consumido diariamente
De acordo com dados de vendas fora do local da Nielsen, a categoria de vinhos espumantes cresceu mais de 13% entre os bebedores americanos nos últimos dois anos – uma tendência que não se mostra em queda e também é vista em outros países.
À medida que os apreciadores de vinho consomem mais vinhos espumantes, eles finalmente tiram a categoria de seu pedestal de “feriados e ocasiões especiais” e colocam as bolhas como parte do repertório diário de bebidas.
E você, quais mudanças de consumo você tem sentido nas suas escolhas de vinho? Conta pra gente nos comentários!
Comentários
0 Comentários