3 melhores dicas para pedir vinho em um restaurante
Vai comemorar alguma data especial ou apenas curtir um almoço ou jantar em um restaurante que gosta? Nada melhor que escolher um bom vinho para acompanhar sua escolha, não é mesmo? Como sommelier que trabalhava em restaurantes, Drew, co-fundador do blog The Wine Wankers, sabe algumas coisas sobre como pedir vinhos em restaurantes. Por isso, ele listou algumas das principais dicas para você pedir vinho em um restaurante. Nós as listamos abaixo. Vamos lá?
Dica 1 – Aproveite a expertise do Sommelier
Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando vão a restaurantes chiques é não utilizar totalmente o sommelier. Há muitos benefícios em obter assistência de um especialista que conhece os detalhes da comida no cardápio e como combinam com os vinhos do restaurante.
Afinal, eles levaram muito tempo construindo essa carta de vinho e a montaram com o tipo de comida que servem. Eles também poderão contar sobre a história e a personalidade do vinho. E se você gosta de experimentar um vinho incomum, eles podem orientá-lo na direção de joias únicas que tornarão sua experiência gastronômica ainda mais emocionante.
Dica 2 – Pense na combinação entre comida e vinho e seja acolhedor
Ao pedir um vinho, com ajuda ou não do sommelier, tente escolher um que combine bem com a comida de todos que estão na mesa. Se isso for impossível por causa de estilos de comida conflitantes, tente pedir no copo ou compre algumas garrafas para beber durante o almoço ou jantar. Caso o restaurante não tenha ninguém que possa te ajudar na escolha, confira algumas dicas:
Encontre uma ligação: Entre o peso, sabor, textura ou intensidade do vinho, com o da comida. O peixe por exemplo é um prato muito leve e delicado, por isso merece um vinho leve e delicado como o Riesling. Da mesma forma, um forte prato de inverno combina perfeitamente com um tinto rico, tânico e cheio de sabor, como um Syrah.
Dica 3 – Prove o vinho quando oferecido
Você acha que o ritual de experimentar o vinho antes de ser servido é uma besteira? Na verdade não! Primeiro ponto: ele não está oferecendo o vinho para ver se você gosta, mas sim para ter certeza que não está estragado.
Você odiaria ter toda a sua experiência no restaurante arruinada porque decidiu renunciar ao seu direito de provar o vinho. Como a cortiça é um produto natural, às vezes pode ser manchada com um mofo que pode fazer o vinho cheirar a papelão molhado (nos casos mais graves). Um vinho ligeiramente arrolhado irá apenas diminuir os aromas de frutas do vinho. De qualquer forma, você não deveria estar pagando um bom dinheiro por este vinho.
Se você ainda se sentir um pouco inseguro sobre a detecção de um vinho defeituoso, é perfeitamente aceitável que o garçom cheire o vinho para você. Não se sinta envergonhado - é o trabalho deles cuidar da sua experiência com o vinho. Se o vinho estiver com defeito, recuse-o e peça outro ou escolha um vinho novo.
Gostou das dicas? Conta pra gente como é sua experiência nos restaurantes!
Comentários
0 Comentários