5 dicas para você passar do vinho doce para o seco
"Só gosto de vinho doce, como aprendo a beber vinho seco?" Você provavelmente conhece alguém que já falou isso, não é mesmo? Ou até mesmo você, alguém mais expert em vinho, já deve ter passado por essa fase. Afinal, praticamente todos (ou a maioria) dos bebedores de vinho começaram a beber estilos doces produzidos em massa, como Moscato, Lambrusco, variedades de espumantes doces, por exemplo. Mas como fazer essa transição?
Primeiro é importante lembrar que não há absolutamente nada de errado em beber esses tipos de vinhos. Porém, muitas pessoas ainda querem treinar o paladar para gostar e apreciar o vinho seco. E hoje, vamos falar exatamente sobre isso: reunimos algumas dicas de como você pode treinar seu paladar para começar a apreciar os vinhos secos também. Vamos lá?
1- Comece parando de beber vinho doce imediatamente (calma, que é temporário)
Retire o vinho doce da sua rotação. Não beba novamente até que você tenha feito a transição. Se você ceder e começar a beber muito cedo, pode não fazer a transição completa e ficar para sempre preso no lado doce. Pelo contrário, muitas pessoas nunca querem voltar ao doce depois de terem feito a transição completa, então esteja preparado para esse resultado!
2- Comece com vinhos secos mais jovens
Os vinhos mais jovens também costumam apresentar um sabor mais saboroso porque têm mais sabores de frutas frescas e ainda não desenvolveram notas envelhecidas e secas. Você pode avaliar a idade de um vinho por sua safra (se o ano estiver presente no rótulo). Um vinho com apenas 1 ou 2 anos deve ter um sabor muito mais leve do que um vinho envelhecido da última década.
3- Experimente uvas com baixo tanino
Os taninos são compostos adstringentes encontrados nas cascas das uvas que resultam em uma sensação de algodão na boca quando comemos uvas ou bebemos vinho. Esse sentimento aumenta o que percebemos como “secura”. Novos bebedores de vinho doce geralmente lutam com uvas altamente tânicas, como Cabernet Sauvignon, Sangiovese ou Nebbiolo. Esses vinhos são conhecidos por oferecer um grande impacto com muitos taninos! Procure os vinhos com baixo teor de taninos como Pinot Noir ou Grenache. Essa sensação de boca seca será muito menos detectada em sua boca.
4- Experimente e concentre-se nos sabores
Agora que você está na pista seca há algum tempo, seu paladar começou a mudar. Agora é hora de aumentar um pouco e fazer a transição para variedades de uvas mais velhas ou mais tânicas. Tendo removido o açúcar do vinho de sua dieta por algum tempo, você notará que os sabores naturais das frutas são mais pronunciados e ocupam o centro das atenções. Você chegou ao universo dos vinhos secos!
Nos vinhos brancos, você começará a desenvolver uma apreciação mais profunda pelos sabores verdes, cítricos, de caroço e de frutas tropicais. Nos vinhos tintos, você poderá sentir melhor os sabores de frutas vermelhas, pretas ou cozidas.
5- Mantenha-se comprometido
Esperamos ter convencido você a pelo menos experimentar o vinho seco. Mas, claro, sabemos que qualquer transição intencional é algo complexo. Por isso, não desista e mantenha o foco! Sem o açúcar para mascarar o sabor, todas as deliciosas nuances que nos permitem apreciar o vinho tornam-se muito mais pronunciadas e você ficará melhor em identificá-las.
Comentários
0 Comentários