Vinho tinto combina com calor? Claro que sim!
Com os dias mais ensolarados e quentes se aproximando, muita gente pode pensar que é hora de dar adeus (temporário) aos vinhos. Afinal, "vinho e calor não combinam". CLARO QUE COMBINAM SIM!
A combinação entre calor e vinho pode ser ousada, mas também deliciosa. Os dias quentes demandam bebidas que refresquem, e para os amantes de vinhos, a pedida mais óbvia são os espumantes, vinhos brancos, rosés, mas isso não quer dizer que os amantes de um bom vinho tinto precisam abrir mão de seus rótulos preferidos.
Se bem escolhido, um vinho tinto pode ter seu lugar nos dias mais quentes. A dica é optar por variedades que tenham, de alguma forma, características típicas dos brancos e rosés. Claro que sabemos que os tintos em geral são menos ácidos e mais encorpados que os outros tipos, mas é possível encontrar nos tintos alguns toques mais suaves dos outros tipos de bebida que trazem o frescor necessários nos dias mais quentes. Vamos lá?
Escolha bem seu vinho
Escolha os vinhos de corpo mais leve ou médio, com taninos macios e mais aromáticos. Os destaques ficam por conta das uvas Pinot Noir e da Merlot, que são sucesso no mundo todo com seus vinhos mais leves e que caem bem no calor.
Apesar das uvas citadas acima serem as mais indicadas para essa época do ano, não deixe de ler as características de cada vinho. Afinal, dependendo das condições em que a uva foi cultivada e do processo de produção, elas podem te surpreender e irem super bem no calor
Entenda a Temperatura dos vinhos nessa época
Dica importante é não servir o vinho na temperatura ambiente. Para que haja uma melhor degustação dos tintos jovens, eles devem ser degustados por volta dos 15º C, por exemplo.
Mas nada impede que um apreciador dos tintos encorpados os consuma nos dias quentes. Com certeza não irá se arrepender, se você servir os mais amadeirados a 16º C e os envelhecidos na casa dos 17/18º C.
Harmonizando vinho tinto e comida nos dias quentes
Mesmo em dias mais quentes, não deixamos de lado pratos como embutidos, carnes frias como o rosbife e queijos poucos gordurosos, saladas, legumes e carnes grelhados. Por isso, nessas horas, o tinto se torna indispensável. Lembre-se: experimente vinhos mais leves, de taninos moderados e maturação em tanques de inox, por exemplo.
Gostou das nossas dicas? Agora não tem mais desculpa para deixar os vinhos tintos de lado nos meses mais quentes do ano! ;) Cin Cin
Comentários
yUNDBohHiur
02 dezembro 2020
OmGqyMkbF
GjkBxwmZyliY
02 dezembro 2020
NJGPiwOzFSU
yUNDBohHiur
02 dezembro 2020
OmGqyMkbF
GjkBxwmZyliY
02 dezembro 2020
NJGPiwOzFSU
Comentários
2 Comentários