Primitivo: um frescor difícil de encontrar
Você já apreciou algum vinho Primitivo? Extremamente encorpado, Primitivo tem sido gradualmente descoberto pelos apreciadores de vinho ao redor do mundo. A cada taça servida, novas descobertas são feitas. Isso porque este é um vinho marcante, forte, mas que não abre mão de sua versatilidade. Se você ainda não experimentou, com certeza, essa variedade merece sua atenção! Por isso, decidimos fazer um conteúdo exclusivo sobre as principais características desta casta. Vamos lá?
A uva Primitivo é uma variedade típica do sul da Itália, especificamente da região de Puglia. Sua origem não é confirmada: foram encontrados sinais da Primitivo na Itália, durante o século XVIII, mas alguns estudiosos acreditam que ela tenha se originado anteriormente. Inclusive, existem algumas evidências da comercialização de vinhos com esta casta no ano 1400.
Atualmente, ela tem é amplamente cultivada nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Zinfandel. Mas algumas pessoas ainda acreditam ter diferenças entre a Primitivo e a Zinfandel, apesar das castas terem o mesmo DNA, comprovado cientificamente. Uma das razões é que as duas castas originam vinhos com características muito distintas.
Embora não tenha sido confirmado suas origens, a Primitivo ganhou fama em terras italianas.
Origem termo Primitivo
Diferentemente do que você poderia imaginar, a palavra “primitivo” não tem o mesmo significado em português. Trata-se de um falso cognato. Na verdade, o termo remete à precocidade com que essas uvas são colhidas, já amadurecidas. Ela é uma casta que amadurece precocemente, em meados de agosto, antes de outras uvas tintas. Este curto processo de cultivo dá à uva grande quantidade de açúcar residual, resultando em vinhos com alto teor alcoólico. Ela é conhecida por produzir vinhos mais robustos e ricos em taninos com certo frescor difícil de encontrar em qualquer outro rótulo. Só experimentando mesmo!
Colheita da uva Primitivo
Devido ao seu amadurecimento precoce, a vinha da uva Primitivo não é fácil de ser cultivada. Se demorada para ser colhida, esta uva pode ter algumas características afetadas, como sua acidez, prejudicando o resultado nos vinhos. Por isso, esta uva necessita de maiores cuidados.
Vinhos com Primitivo
Os vinhos produzidos com a uva Primitivo têm características muito distintas. E apesar do estilo mais conhecido ser o tinto, esta variedade é capaz de produzir uma grande quantidade de estilos de vinhos: brancos, rosés e tintos.
Os tintos geralmente são encorpados, de coloração forte e frutados. Os aromas e sabores apresentam notas de frutas silvestres e especiarias.
Para finalizar, listamos alguns vinhos Primitivos que você precisa conhecer:
"Ca' Boscari Negroamaro Primitivo Salento IGT"
O premiado tinto "Ca' Boscari" Negroamaro Primitivo Salento IGT, da vinícola Angelo Rocca & Figli, produzido na região da Puglia, Itália, tem cor vermelha intensa com reflexos arroxeado e um aroma complexo, suave e harmonioso com notas de frutas vermelhas maduras. Combina super bem com churrasco e queijos curados.
"Bacconi" Primitivo di Manduria DOC
Produzido 100% com uvas Primitivo, o premiado "Bacconi" Primitivo di Manduria DOC, da Vinícola - Angelo Rocca & Figli, apresenta uma complexidade aromática intensa e elegante com notas de chocolate, ameixa, cereja preta e alcaçuz. A bebida combina super bem com pratos saborosos, estruturados e comida com especiarias. Seu sucesso é tanto que a bebida conquistou a Medalha de Oro Berliner Wein Trophy 2017! Vale experimentar!
Gostou de saber um pouco mais sobre a uva Primitivo? Conta pra gente se já experimentou algum vinho produzido com essa variedade!
Comentários
0 Comentários