Pode beber vinho em uma dieta de emagrecimento?
Você começou uma dieta, mas é louco por vinho. O que fazer? Será que pode beber ou não? Primeiro, é importante lembrar que seu metabolismo e objetivos são únicos para você, portanto converse com seu médico ou nutricionista para obter conselhos personalizados. Mas hoje vamos focar especificamente em fatos sobre o vinho e como encontrar os vinhos “mais ideais” para uma dieta. Vamos lá?
Procure vinhos com 3 g/L de açúcar residual ou menos.
Se você estiver fazendo uma dieta Low Carb, é importante saber que os carboidratos no vinho vêm na forma de açúcares de uva que sobraram após o término da fermentação. Assim, o vinho que fermenta totalmente seco não tem carboidratos porque não sobra açúcar. As vinícolas referem-se aos açúcares restantes da uva como “açúcar residual” ou “RS” para abreviar.
Uma boa regra se você estiver contando seus carboidratos é procurar vinhos com 3 ou menos gramas por litro de açúcar residual. Este é um número baixo e resulta em apenas 2,25 carboidratos ou menos em uma garrafa inteira.
Uma nota sobre vinhos espumantes
Vinhos espumantes são uma boa escolha para o bebedor consciente de calorias, porque geralmente têm apenas cerca de 11% a 12% ABV.
Veja como decodificar o nível de doçura listado em vinhos espumantes:
Extra-Brut: até 0,9 carboidratos por porção de 150 ml.
Brut: até 1,8 carboidratos por porção de 150 ml.
Extra-seco: 1,8 a 2,55 carboidratos por porção de 150 ml.
Seco: 1,8 a 2,55 carboidratos por porção de 150 ml.
O vinho contém calorias na forma de álcool.
O álcool contém 7 calorias por grama, então não importa o que aconteça, você vai consumir calorias se beber. A maioria dos vinhos varia entre 12% e 15% de álcool por volume (ABV), o que resulta em uma faixa calórica de cerca de 90 a 120 calorias por porção. A propósito, uma porção padrão de vinho é de apenas 150 ml, então não derrame muito!
O consumo moderado oferece os maiores benefícios.
Diversos estudos apontam muitos benefícios que o vinho pode trazer à saúde, como por exemplo, junto a uma dieta equilibrada, o auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares até neurológicas. Mas tudo se torna nulo no momento em que você bebe demais. Por isso, estando de dieta ou não, é importante que o consumo seja moderado.
Uma dica em especial para quem está de dieta, opte por vinhos secos, evitando os de sobremesa e fortificados, que possuem muito mais calorias.
Conta pra gente se você toma vinho mesmo na dieta?
Comentários
0 Comentários