Os inimigos do vinho: alimentos que você deve evitar
Quando pensamos em harmonizações de vinho com comida, existem algumas combinações óbvias: quase todos os vinhos tintos combinam bem com uma carne mal passada e a maioria dos vinhos brancos combina bem com peixes assados no forno. No entanto, alguns alimentos são difíceis (para não dizer impossíveis) de harmonizar com o vinho. Para te ajudar a não cair nessas armadilhas, hoje, resolvemos reunir alguns “inimigos” da comida que podem estragar o seu vinho. Vamos lá?
Vinagre para temperar saladas verdes e vegetais crus
Apesar de estar intimamente relacionado com o vinho (etimologicamente e fisicamente), o vinagre é obviamente um dos seus piores inimigos… isso quando falamos do seu consumo em uma salada verde ou com vegetais crus e não o vinagre usado para deglacear sua carne frita, que não causará nenhum problema particular. Por isso, o melhor é dispensar o vinho, tanto tinto como branco, na hora de comer uma salada temperada tradicional.
Ovos
Quer sejam fritos, moles ou cozidos, os ovos não se dão bem com o vinho. Eles dão um sabor metálico muito desagradável que pode ser suavizado se você beber um vinho branco seco em vez de um vinho tinto. Além disso, há uma maneira de contornar isso: se você cozinhar uma omelete e adicionar algo com um sabor pronunciado, poderá combiná-lo mais facilmente com um tinto ou um branco, dependendo do seu prato, porque agora o ovo fica escondido pelo gosto forte do que foi adicionado à mistura da omelete.
Alho
Se o seu alho for fresco e adicionado à carne assada para que fique bem cozido, por exemplo, não haverá nenhum problema particular. Por outro lado, se o seu alho estiver mal cozinhado ou nem estiver cozinhado, deixe de lado qualquer vinho.
Agora, vamos agora dar uma olhada em dois ingredientes finais que às vezes podem ser inimigos do vinho, mas outras vezes são seus amigos: tomates e especiarias.
Tomates
Quando crus, os tomates são semelhantes a outros vegetais crus, mas também são muito ácidos, o que torna bastante complicado combiná-los com vinho, sejam pequenos tomates cereja com aperitivo ou uma salada de tomate, mesmo sem molho. Por outro lado, os tomates que fazem parte de muitos pratos de carne (molho bolonhesa para massas, pizzas, ratatouille, etc.) caem super bem com vinhos tintos italianos. Essa combinação combina muito com vinhos tintos como os Chianti, Primitivo e Brunello di Montalcino.
Especiarias
Um prato picante pode matar um vinho, assim como pode trazer o que há de melhor em uma harmonização. Qualquer prato que supere todo o resto está destinado a matar o sabor de qualquer vinho. Porém, se você cozinhar algo com muito sabor e razoavelmente “apimentado”, ele ainda pode ser combinado com vinho, mas não com qualquer vinho velho. Como regra geral, os vinhos tintos (especialmente os mais leves) devem ser evitados: as especiarias os destruirão. Aposte em vinhos mais poderosos.
Gostou de saber um pouco mais sobre quais alimentos evitar? Na semana que vem, falaremos sobre combinações clássicas de vinhos e comidas que você precisa experimentar. Não perca!
Comentários
Ester Santini
29 agosto 2024
amei as explicacoes de tudo Obrigada
Cristina Pinheiro
18 julho 2024
Excelentes dicas. Já estou colocando em prática. Obrigada!
Ester Santini
29 agosto 2024
amei as explicacoes de tudo Obrigada
Cristina Pinheiro
18 julho 2024
Excelentes dicas. Já estou colocando em prática. Obrigada!
Comentários
2 Comentários