Negroamaro: uma das uvas mais antigas da Itália
Você já ouviu falar da uva Negroamaro? Ela está presente principalmente no sul da Itália. E hoje vamos falar exclusivamente sobre essa uva e suas particularidades. Vamos lá?
A Negroamaro é uma uva típica da região de Puglia e uma das mais antigas em terras italianas. A origem do nome se refere a repetição da palavra "negro" em duas línguas: niger, em latim, e maru, em grego antigo.
Origem da uva Negroamaro
Embora sua origem não seja exata, a uva Negroamaro é cultivada há pelo menos 1500 anos na Itália e acredita-se que ela tenha sido levada para Puglia pelos gregos, no século 8 a.C., se adaptando muito bem na região.
Atualmente, ela é quase exclusivamente cultivada na região da Puglia, com destaque para a sub-região de Salento. Isso porque, as videiras da uva negroamaro se adaptam muito bem em solos calcário-argilosos e o clima quente da região favorece o cultivo da uva, garantindo à fruta um excelente grau de maturação.
No entanto, apesar de mais raro, a Negroamaro pode ser encontrada em vinhedos dos Estados Unidos e Austrália, regiões que apresentam condições climáticas similares à região da Puglia.
Negroamaro nos vinhos
Por muitos anos, a Negroamaro foi muito usada para dar cor aos vinhos elaborados em outros lugares da Itália. Contudo, sua intensidade, seus aromas e sabores profundos e cheios de personalidade fizeram dela uma casta de destaque na produção de varietais.
Hoje, os tintos de Negroamaro possuem uma cor profunda, quase negra, potencial alcoólico elevado, aromas frutados e de especiarias, como canela, cravo e pimenta.
"Ca' Boscari Negroamaro Salento IGT"
O tinto "Ca' Boscari" Negroamaro Salento IGT, da vinícola Angelo Rocca & Figli é uma ótima opção de vinho com a uva Negroamaro! O vinho premiado é produzido 100% com uvas Negroamaro e tem cor vermelha intensa com reflexos arroxeado e um aroma complexo, suave e harmonioso com notas de fruta madura e amoras. Combina super bem com churrasco e queijos curados.
Gostou de saber um pouco mais sobre a uva Negroamaro? Conta pra gente se você já experimentou algum vinho com a variedade!
Comentários
0 Comentários