Entrando no mundo dos vinhos: 4 dicas de rotas para o enoturismo
Aos amantes de vinhos e viagens, faço um importante questionamento: você acredita na possibilidade de fazer parte de uma imersão cultural em um determinado lugar ao lado de uma boa taça? Pois bem. Esta realidade existe e chama-se enoturismo. Nesta iniciativa, o visitante é capaz de conhecer a história e as tradições de um local enquanto aprecia um vinho de perto. Ou seja, é possível entrar em contato com todos os processos da vinificação. Entre as atividades deste tipo de turismo, encontram-se a degustação do produto, visitas guiadas às instalações da vinícola, refeições temáticas, exposições e cursos.
Ao analisar a prática em países como a Itália, identifica-se um fluxo médio de 14 milhões de turistas ao ano. Afinal, apenas na “terra da bota” os visitantes conseguem ter uma experiência gastronômica autêntica por meio de uma massa artesanal e um famoso vinho italiano produzidos especialmente para o momento da visitação. Neste contexto, a Ivini selecionou as quatro principais rotas de enoturismo para quem deseja viver esta vivência. Confira abaixo:
De Piemonte a Asti
A viagem de Piemonte a Asti com trinta minutos de duração, é repleta de encantadores elementos naturais. Inclusive, as colinas compostas pelos vinhedos encontradas ao longo do trajeto foram denominadas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 2014. Já os vinhos elaborados nesta região tendem a ser de alta qualidade ao apresentar um elevado teor alcoólico com muita personalidade tais como Barbera, Nebbiolo e Spumante.
De Asti a Novi Ligure
Indo na contramão da primeira rota sugerida nesta lista, os vinhos de Asti a Novi Ligure exibem tons cítricos, mas suaves iguais aos do Gavi Doc e Monteferrato Doc. Outra característica específica deste roteiro é a oportunidade de realizar um tour noturno com o intuito de proporcionar um enoturismo sob um ponto de vista diferenciado.
De Novi Ligure a Verona
Macio, ácido e amargo. Estas costumam ser as características dos vinhos desenvolvidos em Verona. Além de ser reconhecida por ser o palco da história Romeu e Julieta de William Shakespeare, a cidade é conhecida pela elaboração de bebidas sustentáveis - o que a torna uma ótima alternativa para os turistas eco friendly.
De Verona a Conegliano
Para os apreciadores de vinhos doces, a cidade de Conegliano é o destino correto. Afinal, há 300 anos o Prosecco de aroma e sabor adocicado é cultivado nas colinas desta região que em 2016 foi eleita a Cidade Europeia do Vinho.
Comentários
0 Comentários