Enoturismo: como planejar sua viagem
Seja de carro ou avião, viajar é sempre uma delícia! E, para apreciadores de vinho, visitar vinícolas é como ir a um parque de diversões, pois envolve diversas emoções e diferentes encantos!
Esse tipo de turismo, chamado enoturismo, permite que o visitante vivencie a produção da bebida, além de poder experimentar diferentes rótulos e conhecer a cultura e tradições locais.
Há inúmeras opções de roteiros por vinícolas e, antes de montar o seu, é importante se atentar aos seguintes detalhes e dicas:
- Saber o tipo de vinho que mais lhe agrada
Normalmente as vinícolas são especializadas em alguma modalidade da bebida, portanto é sempre bom procurar saber a que mais é de seu agrado, pois, assim, as degustações ficam ainda mais prazerosas!
- A época do ano
É importante programar o enoturismo de acordo com a época do ano, pois a produção de vinho é sazonal, o que quer dizer que o visitante precisa saber qual experiência pretende vivenciar na vinícola.
- Agendar com antecedência as visitas
Verifique as agendas das vinícolas antes, pois muitas oferecem passeios guiados que precisam ser agendados, além de abrirem em dias específicos da semana.
- Não vá dirigindo!
Claro que isso não é uma regra, mas é sempre bom lembrar de que em uma visita a vinícolas, beber é uma das atrações principais, por tanto o mais indicado é contratar um motorista que te leve e busque.
- Internacional X Nacional
É importante saber onde se deseja fazer o enoturismo para começar as outras programações do roteiro. Hoje, no Brasil, principalmente na região sul do país, há diversas opções para o enoturismo. No entanto, a experiência internacional traz outros tipos de conhecimento, uma vez que além da produção, o visitante irá conhecer a história de uma outra cultura, ver diferentes rotinas e, dependendo do destino, entender um pouco mais sobre a história do vinho.
Seguindo essas dicas, sua viagem com certeza será inesquecível! ;)
Comentários
0 Comentários