Um brinde!
Há inúmeras histórias e teorias sobre o surgimento do ato de brindar e todas elas se referem a tempos antigos. Dentre elas, a de que o costume se originou na Grécia e Roma Antiga é uma das mais aceitas… Nessa época, guerras e envenenamentos eram comuns, logo, como prova de que a bebida era segura, o anfitrião bebia junto com o seu convidado e, para simbolizar confiança e bons momentos, os dois tocavam suas taças, uma na outra, antes de beber.
Claro que, nos dias de hoje, o ato de brindar não se faz mais necessário para provar que não há intenções de envenenamento, mas o significado de celebrar algo bom, como amizade, persiste na tradição. Hoje também não nos preocupamos tanto com formalidades que eram essenciais durante a execução de um brinde, mas que tal dar uma olhada em algumas regras de etiqueta para isso? Listamos algumas para você:
- Não é educado bater com um talher no copo para pedir silêncio antes de propor um brinde;
- Se houver um homenageado no brinde, ele não deve se levantar durante o ato e deve ser o último a beber;
- Não se deve “atravessar a mesa” para tocar o copo das outras pessoas em um brinde. O mais correto é encostar apenas nas taças das pessoas ao seu lado e erguê-la de forma calorosa, oferecendo simbolicamente a todos;
- Durante o discurso, não deve-se continuar a comer;
- Todos os copos devem estar servidos durante o brinde, porém nunca cheios até a borda da taça;
- Não se deve complementar o discurso de brinde de uma pessoa. Se você quer dizer algo, o correto é que após o brinde ser realizado você proponha um outro brinde;
- Uma vez que o brinde foi feito, é obrigatório beber, nem que seja só um pouquinho. Jamais coloque o copo de volta à mesa sem beber. Se você não tem o hábito de tomar bebida alcoólica, brinde com um suco, por exemplo… O que importa é participar do brinde!
Independentemente se seguimos ou não essas regras de etiqueta, o importante é brindar e celebrar os bons momentos (e se acompanhados por um bom vinho, ficam sempre muito melhores)!
Comentários
0 Comentários