Dia dos Pais: o vinho certo para cada tipo de pai
Clássico e tradicional, esportista e radical, despojado e inovador – a verdade é que existem diferentes estilos de pai. Mas todos têm algo em comum: amor, companheirismo e o papel de nos guiar na aventura chamada VIDA. Por este motivo, nada mais justo do que homenageá-lo em todo segundo domingo do mês de agosto.
Em 2019 a celebração do dia dos pais acontece no dia 11 e normalmente neste dia, com presentes, mensagens, beijos e abraços, os filhos e filhas presenteiam seus pais, demonstrando todo o amor que sentem por eles.
Porém, escolher o presente para o Dia dos Pais não é tarefa fácil. Por isso, a sugestão da Ivini é agradá-lo com um vinho, que pode acompanhar o almoço do domingo. Mas não qualquer um! Assim como cada tipo de pai é único, cada vinho deve ser escolhido de acordo com o aroma, estilo e paladar que mais agrada o seu tipo de pai. Confira dicas de vinhos que combinam com estilos diferentes de pais. Com certeza o seu está entre eles!
Pai clássico e tradicional: é aquele pai caseiro, e que costuma fazer programas em família, no conforto do lar. Com certeza não dispensa um bom vinho em suas refeições. Para ele o ideal é o vinho tinto. Uma opção é o Marchese Montefusco - Syrah que harmoniza bem com lasanha à bolonhesa, carnes assadas e de caça, linguiça e queijo meia-cura.
Pai esportista e radical: o pai esportista gosta de se exercitar e fazer atividades físicas, e gosta de uma comida mais “leve”. O melhor vinho para ele, que harmoniza muito bem com peixes e frutos do mar é o Marchese Montefusco - Chardonnay IGT Sicilia.
Pai despojado e inovador: o pai despojado e inovador é aquele mais descontraído no seu jeito de ser e de se vestir. Ele gosta de ficar mais à vontade, mas sem perder o estilo. É criativo e sempre está aberto a novas sensações. O Marchese Montefusco - Rosato IGT Sicilia traduz muito bem esse tipo de pai. Com aroma fragrante com notas de frutas vermelhas, conta com um paladar harmônico, vivaz e fresco com uma persistência agradável. Harmoniza bem com entradas rústicas e frutos do mar, espaguete ao pesto, peixe e carne branca
Excelentes opções com certeza não irão faltar! Na dúvida entre em contato conosco para descobrir um pouco mais sobre a personalidade e o jeito de ser do seu paizão.
História sobre o Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data. No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças?
Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o Dia dos Pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.
No Brasil, o Dia dos Pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima. O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.
Há o caso de outros países nos quais o Dia dos Pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. É caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria. Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o Dia dos Pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.
Comentários
0 Comentários