Como tecnologia e análise de dados tem mudado a indústria do vinho
Não é novidade para (quase) ninguém que a tecnologia chegou para mudar a vida das pessoas e simplificar processos em diferentes setores, como bancos e saúde. Inclusive, recentemente, a análise de dados começou a ganhar popularidade também nas áreas de agricultura e viticultura. Por isso, hoje, vamos falar um pouco sobre algumas aplicações de Big Data Analytics na produção dos vinhos que têm contribuído , vamos lá?
Gestão Sustentável da Água
A vinificação é uma indústria em que a qualidade do produto é extremamente dependente de fatores externos como clima, solo e umidade…. Inclusive, a maioria das regiões boas para o cultivo de uvas são propensas a períodos de seca e calor, tornando necessário manter os níveis de umidade ideais. E esta é uma das principais razões pelas quais os agricultores estão recebendo ajuda da análise de dados para resolver alguns desses problemas.
Por exemplo, atualmente, muitas vinícolas estão usando sensores de IoT para rastrear o nível de umidade no solo e tomar melhores decisões sobre quando e onde regar as vinhas. Os cultivadores podem facilmente diminuir o desperdício e aumentar a eficiência operacional usando níveis de água necessários para as condições do solo e do clima.
Melhoria dos Sistemas de Monitoramento de Culturas
Os vinhedos são grandes e pode ser um desafio para os produtores de vinho monitorar e explorar todo o campo. Para os viticultores, examinar manualmente esses grandes hectares de videiras pode ser extremamente demorado e consome um tempo valioso, que eles podem gastar em atividades mais produtivas.
Para resolver isso, hoje, os agricultores podem criar mapas interativos que os ajudarão a verificar a saúde de seu campo e rastrear informações como desenvolvimento vegetativo, umidade, temperatura do solo e atividade fotossintética devido a imagens aéreas adquiridas por satélites, drones e aviões. Os agricultores também podem detectar e resolver no tempo adequado quaisquer problemas relacionados com as vinhas.
Controle de Pragas e Doenças
Todo agricultor tem que lidar com pragas e doenças, independentemente do tipo de planta que cultiva ou do local em que o faz. Um único surto de doença pode acabar com uma colheita inteira, e há uma variedade ilimitada de insetos e outras criaturas que adorariam provar seu produto para você. No entanto, o uso indevido de pesticidas e outros produtos químicos pode ter impactos prejudiciais em seu vinhedo. Felizmente, os avanços na análise de dados estão possibilitando que os produtores de vinho tomem as medidas necessárias para proteger e tratar suas colheitas. Prevenir a propagação de pragas e doenças pode ser o melhor método para lidar com elas.
Previsão precisa do tempo
O sucesso de um vinhedo depende de sua capacidade de organizar as operações de acordo com previsões meteorológicas confiáveis. Mesmo uma pequena mudança na qualidade da fruta pode afetar o vinho, pelo que é necessário obter uma condição ideal de crescimento.
Para oferecer aos viticultores melhores opções de gerenciamento de riscos, os pesquisadores estão usando satélites para rastrear dados cruciais, incluindo padrões atmosféricos, precipitação e correntes oceânicas. Os viticultores também podem estimar os estágios de crescimento com base nas condições climáticas atuais, devido ao cálculo dos Dias de Grau de Crescimento (GDD), que usa observações de temperatura.
Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia e análise de dados têm contribuído para a viticultura. Com certeza, a inovação, unida às tradições de produção de vinho, vão levar nossos vinhos do futuro para outro patamar!
Comentários
0 Comentários