Caves de Murça e Vini Lourenço: vinícolas do Douro
Hoje é dia de falar sobre mais uma novidade aqui na Ivini! Diretamente da região do Douro, em Portugal, os vinhos das vinícolas Caves de Murça e Vini Lourenço entraram para a nossa seleção especial! E hoje, queremos compartilhar um pouco mais sobre a história e características deles. Vamos lá?
Região do Douro
O Douro é uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo, sendo considerada patrimônio Unesco e é responsável por nada menos que 47% da produção do Vinho do Porto do país. É banhada pelo rio Douro, que nasce na Espanha e desagua no Atlântico.
Com clima bastante intenso: o inverno é rigoroso, e o verão, excessivamente quente, a região é conhecida pela paisagem de terraços ao longo do vale do rio Douro, uma forma milenar e bastante eficiente de cultivo. O solo do terroir é granítico e rico em xisto, o que leva as videiras a criarem raízes profundas, às vezes com cerca de 30 metros de profundidade em busca de água do rio. E é lá que ficam as vinícolas Caves de Murça e Vini Lourenço.
Adega Cooperativa de Murça
Fundada em 1963 por um pequeno grupo de viticultores liderados por Francisco Abel Carneiro Lopes, a Adega Cooperativa de Murça, CRL, tem a sua sede na Vila de Murça. São, hoje, 750 cooperantes, que produzem vinhos com Denominação de Origem Controlada Douro com a marca “Caves de Murça”.
O grupo tem como emblema a conhecida Porca de Murça, símbolo da fecundidade da região e também da crença e força dos homens que nela cultivam a vinha, desde há milhares de anos.
Os 800 hectares de vinha, assentes em solos de xisto e quartzitos protegidos a oeste dos ventos húmidos e temperados do Atlântico e a norte dos ventos frios e secos da Galiza gozam de um clima mediterrânico caracterizado por verões quentes e secos e invernos suaves e não muito chuvosos. Estes fatores, influentes na tipicidade dos vinhos, aliados ao forte empenho dos viticultores têm consolidado a imagem do concelho de Murça como região produtora de grandes vinhos.
Experimentando um vinho Caves de Murça
Produzido com uvas Códega do Larinho, Gouveio e Viosinho, o vinho Caves de Murça Branco tem um visual amarelo palha com reflexos dourados e aroma frutado, fresco com leves notas florais. Na boca revela acidez equilibrada, elegância, boa estrutura e final persistente. Saiba mais: https://bit.ly/3i0snwv
Vini Lourenço
A VINILOURENÇO está situada na pequena povoação do Poço do Canto, concelho da Meda, no coração do Douro Superior. Desde a década de 1980 que a Família Lourenço tem vindo a adquirir diversas propriedades no Douro Superior, tendo Horácio Lourenço, após regresso de Angola, idealizado um triângulo imaginário para a localização das suas vinhas.
Atualmente a empresa dispõe de 45 hectares de vinha, repartidos pelos concelhos da Meda e Vila Nova de Foz Côa. A dispersão das várias parcelas de vinha pelo Poço do Canto, Vale da Teja e Pocinho, com uma grande diversidade de clima, solos e altitude entre os 160 e 700 m, de xisto nas zonas baixas e de xisto/granito nas zonas mais altas, permitem a criação de vinhos muito diferenciados. As vindimas prolongam-se por mais de mês e meio, mas o distinto comportamento das mesmas castas plantadas em locais diferentes proporciona uma enorme versatilidade de estilos de vinho.
Experimentando um vinho Vini Lourenço
O tinto Fraga da Galhofa Reserva Touriga Nacional, da vinícola Vini Lourenço, chama atenção pelo seu tom vermelho rubi intenso e seu aroma muito fresco, destacando as notas florais de violeta e bergamota, em harmonia com as notas de madeira, que lhe conferem complexidade e realçam a elegância. Na boca destaca-se pelo início equilibrado, mantém o frescor e elegância, com taninos aveludados, terminando de forma cativante e com boa persistência. Uma boa pedida para refeições especiais! Saiba mais aqui: https://bit.ly/3xnNDD5
Gostou de saber mais sobre algumas vinícolas exclusivas do Douro? Confira todos os vinhos que estão na nossa seleção da Ivini: https://www.ivini.com.br/collections/portugal
Comentários
0 Comentários