Vinhos Rosés, o vinho da primavera
Nesta semana, 22 de setembro, começa a estação do ano mais florida, a primavera! E qual o melhor vinho para esta estação? Bem, estes meses do ano pedem vinhos com mais jovialidade, que são fáceis de serem consumidos e são complexos ao paladar. O preferido e mais apreciado para a meia estação é o vinho Rosé. E hoje vamos falar um pouco mais sobre essa variação que tem conquistado cada vez mais admiradores. Vamos lá?
O vinho rosé é um dos tipos de vinho feitos em todo o mundo e, diferente do que muita gente possa imaginar, ele também é elaborado com uvas tintas. A diferença está no tempo determinado que as peles da uva ficam em contato com a polpa, pois são elas que dão os pigmentos e a coloração do vinho.
Com uma variação de cores que vai desde o rosa pálido até o vermelho-cereja intenso, os vinhos rosés têm um sabor muito parecido com os vinhos brancos, porém seus aromas são mais próximos das frutas vermelhas e silvestres, que remetem aos vinhos tintos.
Frescor, juventude, acidez e harmonização flexível são as características marcantes da bebida que demanda muita experiência e conhecimentos químicos para ser elaborada. Isso porque a elaboração de um vinho rosé precisa ter muita habilidade para que as cores extraídas da casca se oxidem.
A maceração curta é o método mais utilizado para a produção do vinho rosé. No processo, a parte sólida das uvas fica em contato com o líquido obtido pelo esmagamento da fruta, o que determina a intensidade da cor do vinho. Em comparação às outras bebidas, o rosé leva de seis a 24 horas para extrair a coloração.
A temperatura também deve se manter entre 16 e 18o C para preservar os perfumes básicos que farão parte do seu aroma. Após a fermentação, recomenda-se manter o vinho em outra temperatura para não envelhecer, no caso mais baixa, entre 12 e 13o C.
Já em relação ao consumo, os rosés costumam ser comercializados após o engarrafamento. Portanto, ao adquiri-lo é indispensável atentar-se à presença de tons límpidos e aromas ácidos. Para servir as bebidas leves, o ideal é atingir uma temperatura entre 6ºC a 8ºC enquanto que os encorpados se adequam de 10ºC a 12ºC.
Marchese Montefusco - Rosato IGP Sicília
Esse clima de primavera pede um saboroso vinho rosé. Nossa dica é o Marchese Montefusco - Rosato IGP Sicilia, da vinícola Cantine Ermes. Produzido 100% com uvas Nero d’Avola, o vinho tem um sabor harmônico, vivaz e fresco com uma persistência agradável, que lhe garantiu a premiação de Melhor Vinho Rosé na Wine Weekend SP 2013. A bebida vai super bem com entradas rústicas e frutos do mar, espaguete ao pesto, peixe e carne branca.Gostou de saber um pouco mais sobre o vinho rosé? Conte pra gente aqui nos comentários se você gosta e quais são seus preferidos!
Comentários
0 Comentários