Qual melhor vinho para aprimorar o sabor do meu risoto?
Como já falamos aqui antes, não tem combinação melhor do que vinho com uma boa comida, não é mesmo? E com certeza você já deve ter experimentado ou preparado um Risoto com um pouco de vinho na receita. A bebida é usada para aromatizar, dar acidez, leveza e sofisticação ao prato. Mas como escolher qual o melhor rótulo para complementar o sabor do seu Risoto?
Se você gosta de cozinhar ou apreciar uma boa comida, já deve ter escutado a frase "Não se faz um bom prato sem bons ingredientes." De imediato, pensamos que se usarmos um vinho ruim na preparação do prato, provavelmente não ficará melhor, e talvez até piore o sabor. Mas então, será que se acrescentarmos o premiado Vermentino Thilibas DOCG ao risoto, ele ficará sensacional? Muito possivelmente não!
Mas por que não? O vinho, ao ser aquecido, perde seu teor alcoólico e boa parte do seu aroma e sabor. Então, acrescentar seu melhor vinho da adega para melhorar o sabor talvez não seja a melhor opção, já que apenas parte da sua essência permanecerá e se agregará à comida. Mas também é importante não pegar qualquer rótulo para o preparo, porque um vinho ruim também deixará para presente notas não muito agradáveis. Já um bom vinho, irá somar no sabor do risoto, por exemplo.
Já sabemos que é importante usar pelo menos um bom vinho para a preparação. Mas como saber o quão bom precisa ser esse vinho? Bom, uma boa forma de saber isso é: qual vinho você beberia junto com o risoto, caso não colocasse na receita? Pronto! Ele pode ser sua escolha! Como a grande maioria das receitas pedem no máximo 1 taça de vinho no preparo, você pode abrir uma garrafa, acrescentar a quantidade e apreciar o restante do vinho junto com o risoto quando ficar pronto.
Qual melhor tipo de vinho para sua receita?
Boa parte das receitas diz apenas "Acrescentar vinho branco". E ai também entra a dúvida, dentre a infinita variedade de vinhos brancos, qual tipo escolher? Uma importante dica: não opte por vinhos meio secos ou doces, porque esses rótulos provavelmente deixarão um sabor adocicado pouco agradável no seu risoto. Dê preferência aos vinhos com bastante acidez, como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio, por exemplo.
Gostou das nossas dicas? Conta pra gente, para você, qual risoto que você ama fazer com toque especial de um bom vinho? Deixe aqui nos comentários!
Comentários
0 Comentários